Ouvintes:
Principais ouvintes:
TunetRádio Cultura Primeiro
A 14.ª edição do festival “Que Jazz É Este?” vai decorrer entre 8 e 19 de julho em Viseu, com uma programação de entrada livre que junta artistas consagrados, projetos emergentes e a comunidade local.
O evento, que tem o apoio do Município de Viseu, estende-se ao longo de duas semanas por hospitais, lares, estabelecimentos prisionais, aldeias, museus e ruas, concentrando a programação principal nos dias 18 e 19 de julho no Parque Aquilino Ribeiro.
De acordo com o programa divulgado, o encerramento do festival, a 19 de julho, será protagonizado pelo músico de soul britânico Omar, que se apresenta num concerto inédito com a Gira Big Band, um coletivo de jovens músicos da região dirigido por João Martins e desenvolvido pela associação Gira Sol Azul.
O cartaz do último fim de semana do festival integra ainda a cantora brasileira Maria Luiza Jobim, que atua a 18 de julho, apresentando um repertório que cruza a Música Popular Brasileira (MPB), a eletrónica e o jazz.
A programação no Parque Aquilino Ribeiro inclui, no sábado, as atuações do projeto Songsayer (de Rita Maria e Nuno Costa) e do grupo Azul Piscina (liderado pelo baterista viseense Miguel Rodrigues). A noite termina com uma sessão do projeto Danceteria, da companhia Mochos no Telhado, que inclui uma aula de dança orientada por Maria Antunes.
No domingo, além do concerto de encerramento, o palco recebe o Hugo Santos Quintet, projeto do jovem baterista vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.
A organização informou que o recinto do parque acolhe em paralelo emissões de rádio ao vivo, a apresentação do livro ‘Chave Mestra’, do guitarrista Luís Lapa, e um mercado de livros e discos.
A programação paralela arranca antes, com o projeto “Jazz ao Domicílio”, que leva concertos ao Departamento de Psiquiatria do Hospital de Viseu, ao Internato Dr. Vítor Fontes e ao Estabelecimento Prisional de Viseu. Estão ainda previstas atuações na feira semanal (“Jazz na Rua”), uma extensão do programa à aldeia de Várzea de Calde, jam sessions no espaço Carmo’81 e o 18.º Workshop de Jazz de Viseu.
A 11 de julho, a nova sede da Gira Sol Azul, na Rua Direita, recebe a oficina de artes plásticas “Cartazes Animados”, orientada por Beatriz Rodrigues. O festival funciona sob o modelo de “donativo consciente”, permitindo o acesso gratuito a todas as atividades mediante uma contribuição voluntária do público.
Fotografia de capa por Luís Belo.
Escrito por TunetRádio