Ouvintes:
Principais ouvintes:
TunetRádio Cultura Primeiro
O festival Azores Burning Summer revelou a programação completa da sua 12.ª edição, que regressa à Praia dos Moinhos, no Porto Formoso, nos dias 28 e 29 de agosto, aliando a música à sustentabilidade e à comunidade através de iniciativas de acesso livre.
O cartaz musical do Palco Terra Nostra propõe uma viagem sonora pelo Atlântico, juntando a cabo-verdiana Lura (*na fotografia de capa), o angolano Paulo Flores, os guineenses Tabanka Djaz e os portugueses Capitão Fausto. A programação principal fica completa com a sensibilidade brasileira de Zé Ibarra e a energia luso-angolana dos Throes + The Shine.
A celebração musical estende-se ao Palco KIA Tropical com as atuações dos DJ Keany, Portuga, Zelecta, DJs Improváveis, Herberto Quaresma, Pedro Tenreiro, Mesquita & Laura e o britânico Adrian Sherwood, da On-U Sound.
Segundo a organização, a edição de 2026 conta com um reforço do apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, reconhecendo o impacto do evento na descentralização cultural e na dinamização da costa norte da ilha de São Miguel.
Antes dos concertos, o festival promove uma programação complementar gratuita ao longo dos meses de julho e agosto. No âmbito dos 50 anos da Autonomia dos Açores, será apresentado o projeto itinerante Cinema da Autonomia, com a exibição do filme “A Viagem Autonómica”, de Filipe Tavares e Nuno Costa Santos, em oito freguesias do concelho.
A Praia dos Moinhos acolhe o projeto de promoção da leitura “Letras n’Areia”, em parceria com a Livraria Solmar, no dia 29 de julho. Mais tarde, entre 4 e 7 de agosto, o espaço transforma-se numa sala ao ar livre com o “Cinema na Praia”, exibindo quatro obras cinematográficas.
A nível comunitário, a 5.ª edição do Programa Comunitário de Saúde – VIVE arranca a 18 de julho com sessões sobre bem-estar e nutrição na InWave, além de um workshop para agentes educativos na CASA no dia 27 de julho.
A memória local será celebrada a 27 de agosto no “Moinhos Revival”, com o músico catalão Hector Belda Om, homenageando o falecido Manel Plácido Cabral. A 28 de agosto, o programa “HABITAT – Crescer Sustentável” promove a educação ambiental para jovens em parceria com a Lotaçor e a Universidade dos Açores.
Durante os dois dias do festival, o recinto acolhe ainda o Eco Market, dedicado ao ecodesign e à economia local, e a Expo Veículos Elétricos, focada na mobilidade sustentável.
Escrito por TunetRádio
Azores Burning Summer Lura Paulo Flores Zé Ibarra