Ouvintes:
Principais ouvintes:
TunetRádio Cultura Primeiro
A quinta edição do Festival Futurama encerra o seu circuito no próximo sábado, dia 30 de maio, no concelho de Alvito, com uma programação gratuita que cruza arte contemporânea, sustentabilidade ecológica e cante alentejano.
Depois de ter passado por Beja e Mértola, o “Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo” despede-se em Alvito com duas propostas artísticas de criação coletiva que envolvem a comunidade e o património local.
O programa arranca às 15:30 na Escola Profissional de Alvito com a apresentação de “ALVITO/ALTIVO“, uma instalação artística desenvolvida pelo criador plástico italiano Filippo Fiumani (na fotografia de capa) em conjunto com os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural.
A obra resulta de uma residência artística focada na recolha e reutilização de desperdícios da AMCAL (Associação de Municípios do Alentejo Central). Segundo a organização, o projeto pretende ativar um “circuito sustentável” que reflete sobre o território e a transformação da matéria com consciência ecológica.
Pelas 16:30, as Grutas do Rossio acolhem o espetáculo “Cantexto“, que propõe uma experiência imersiva ao apresentar novas modas escritas por autores contemporâneos especificamente para o cante alentejano.
Nesta apresentação, o Grupo Coral de Baleizão interpreta um poema de Patrícia Reis, o Grupo Coral Raízes do Cante da Cuba canta um texto de Yara Nakahanda Monteiro e o Grupo Coral Feminino Alma Nova dá voz à autoria de Cristina Taquelim.
O alinhamento musical fecha com o Grupo Coral Rama Verde a cantar Margarida Vale de Gato e o Grupo de Canto Coral Alentejano de Alvito com um poema de Hugo van der Ding. As composições musicais deste projeto estão a cargo de Ana Santos, Celina da Piedade, Clara Palma e Paulo Ribeiro.
Com esta última paragem, o festival cumpre a missão de descentralizar o acesso à cultura no Baixo Alentejo, aproximando a tradição local da criação contemporânea.
O Festival Futurama é financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), Fundação Millennium BCP, Fundo de Fomento Cultural e pelos três municípios envolvidos, contando ainda com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da UNESCO.
Escrito por TunetRádio