Ouvintes:
Principais ouvintes:
TunetRádio Cultura Primeiro
O projeto portuense Puto Bacoco lançou esta semana o seu álbum de estreia, “Uma Noite Muito Estranha“, um trabalho que o líder e compositor Gil da Costa define como uma “bandeira” para marcar o panorama da música portuguesa através de uma sonoridade urbana e experimental.
O disco é um registo etnográfico, mas tentei transportar descrições óbvias para uma música que passe um determinado tipo de sensação. Tentei escrever coisas com subtexto e não diretas.
Em entrevista à TunetRádio, Gil da Costa explicou que o projeto, nascido de conversas no centro comercial Stop, no Porto, evoluiu de uma “brincadeira” para uma proposta séria após o encontro com o músico Nuno Mendes, responsável pelos arranjos que fundem influências tão distintas como o indie rock, o flamenco e ritmos balcânicos.
“O disco é um registo etnográfico, mas tentei transportar descrições óbvias para uma música que passe um determinado tipo de sensação. Tentei escrever coisas com subtexto e não diretas”, afirmou o músico, sublinhando que a identidade da banda está intrinsecamente ligada ao ambiente citadino.
Um dos destaques do álbum é o cruzamento estético, visível em temas onde a banda explorou ritmos tradicionais espanhóis de forma singular. “Estudámos o flamenco e o ritmo das palmas (o soleá) para conseguirmos encaixar nessa sonoridade que eu chamo de ‘flamênquica'”, revelou Gil da Costa, referindo-se ao processo de maturação dos dez temas que compõem o disco.
Sobre o primeiro single, “Deus Passou“, o compositor descreveu-o como uma obra de “carga emocional forte” que explora o sentimento de “frustração juvenil”, deixando contudo espaço para a interpretação individual de cada ouvinte.
O que tento passar é que, mesmo quando toda a esperança está perdida, nós continuamos a celebrar. É uma mensagem de celebração da vida perante o social.
Já o tema “Hoje à Noite na Giesta” é apresentado como uma descrição social de um bairro em Valbom, Gondomar, funcionando como uma metáfora de resiliência. “O que tento passar é que, mesmo quando toda a esperança está perdida, nós continuamos a celebrar. É uma mensagem de celebração da vida perante o social”, concluiu o líder do coletivo.
A banda, formada por Gil da Costa, Nuno Mendes, Edu Silva e Ruca Lacerda, prepara agora a apresentação do disco, que já se encontra disponível nas plataformas digitais.
Escrito por Daniela Azevedo
Gil da Costa Puto Bacoco Uma Noite Muito Estranha