play_arrow

keyboard_arrow_right

Ouvintes:

Principais ouvintes:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
  • play_arrow

    TunetRádio Cultura Primeiro

CINEMA & TV

“Ice Merchants” exibida no museu do Studio Ghibli em Tóquio

today26/02/2026 2

Fundo
share close

A curta-metragem “Ice Merchants“, de João Gonzalez, vai ser exibida no prestigiado museu Studio Ghibli, em Tóquio, consolidando um percurso recordista de 151 prémios internacionais.

A exibição, agendada para 7 de março no Mitaka City Arts Center, integra o Mitaka Animation Festival, evento dinamizado pela instituição fundada por Hayao Miyazaki, e surge após o filme ter conquistado o Grande Prémio do Tokyo Anime Award Festival (TAAF) e o Prémio do Governador de Tóquio.

Com esta marca, a obra de João Gonzalez torna-se oficialmente o filme português mais premiado de todos os tempos, somando 420 seleções em festivais e mais de cinco mil exibições globais desde a sua estreia em 2022.

Ice Merchants“, uma coprodução entre a COLA Animation (Portugal), Wildstream (França) e Royal College of Art (Reino Unido), narra a história de um pai e um filho que saltam diariamente de paraquedas de uma casa suspensa numa montanha gelada para vender gelo numa aldeia.

A curta-metragem fez história ao tornar-se a primeira produção portuguesa a ser nomeada para um Óscar da Academia de Hollywood, tendo também sido distinguida em festivais de referência como Cannes, Chicago e Melbourne.

A presença no Museu Studio Ghibli, uma das instituições culturais mais exclusivas do mundo dedicadas à animação, assinala um “marco simbólico” na trajetória da obra, que continua a circular internacionalmente quatro anos após o seu lançamento.

Cronologia “Ice Merchants”

2022 (maio): Estreia Mundial em Cannes
O filme estreia na Semana da Crítica do Festival de Cannes, tornando-se a primeira curta de animação portuguesa a ser premiada nesta secção com o Prémio Leitz Cine.

2022 (junho): Ouro em Annecy
Conquista o Prémio de Melhor Música Original (composta pelo próprio João Gonzalez) no Festival de Annecy, o mais importante certame de animação do mundo.

2023 (janeiro): Nomeação Histórica para os Óscares
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia “Ice Merchants” como um dos cinco nomeados ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. É a primeira vez que uma produção portuguesa atinge esta fase.

2023 (fevereiro): Triunfo nos Prémios Annie
Vence o “Óscar da Animação” (Annie Awards) na categoria de Melhor Curta-Metragem, confirmando o seu estatuto de obra de referência global.

2024 (março): Conquista de Tóquio
Vence o Grande Prémio e o Prémio do Governador de Tóquio no Tokyo Anime Award Festival (TAAF), abrindo portas para a futura exibição no Japão.

2025 (dezembro): Recorde Nacional
A COLA Animation confirma que o filme ultrapassou a marca das 400 seleções oficiais e os 150 prémios, tornando-se o filme português mais premiado de sempre.

2026 (7 de março): Consagração no museu Studio Ghibli
Exibição especial no Mitaka City Arts Center, no âmbito do festival dinamizado pelo Museu Studio Ghibli, um dos marcos simbólicos mais elevados para qualquer realizador de animação.

Escrito por TunetRádio

Rate it