Faixa Atual

Título

Artista

Background

Toquinho e Camilla Faustino atuam no Porto e em Lisboa em maio

Escrito por em 11/04/2025

Autor de clássicos como “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Regra Três”, “O Caderno”, “O Pato”, “Na Tonga da Mironga”, “Carta ao Tom 74” e “Samba pra Vinicius”, Toquinho desembarca em Portugal ao lado da cantora Camilla Faustino para dois concertos. O primeiro no dia 17 de maio, às 21h30, no Coliseu Porto Ageas, e o segundo a 27 de maio, às 21h30, no Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa.

Com o seu “inseparável violão”, o cantor e compositor “vai mostrar, neste espetáculo, músicas que celebram a sua trajetória artística de mais de 60 anos, como as já citadas acima, rememorando momentos da sua história ao lado de amigos e parceiros musicais que ajudaram a criá-la”, como Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime e Paulo César Pinheiro. Além dos temas “icónicos”, o alinhamento deste concerto em homenagem às mulheres, conta com a composição inédita de Toquinho e Camilla Faustino “Coração de Mulher”, que dá nome ao concerto.

Antonio Pecci Filho (Toquinho) nasceu em São Paulo a 6 de julho de 1946. Gravou cerca de 90 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 15 mil concertos pelo Brasil e pelo exterior. Toquinho tem como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato, Paulo César Pinheiro. As suas maiores influências são Baden Powell, Edgard Gianullo e Oscar Castro Neves. As suas composições mais representativas são “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que maravilha”, “Regra três”, “Escravo da alegria”, “O caderno”, “A casa”, “O pato”, “Na tonga da mironga”, “Samba de Orly”, “Carta ao Tom 74”, “Cotidiano n.º 2”, “Samba pra Vinicius”, “Carolina Carol bela”. Em 2024 completou 60 anos de carreira.

Camilla Faustino canta desde criança incentivada pela sua mãe, que a levava a participar de festivais e programas de TV. Aos 13 anos fez os primeiros concertos profissionais. Nessa altura, a cantora que nasceu em Goiás, mudou-se para Salvador, onde participou de uma das maiores micaretas da cidade. Em 2016, Camilla teve a oportunidade de conhecer Toquinho num programa de televisão, e, desde então, a cantora tem realizado inúmeros espetáculos no Brasil, na América do Sul e na Europa ao lado de Toquinho. Talento “incontestável que não podia escapar à perspicácia de Toquinho, o seu extenso repertório facilita a diversidade de cada espetáculo, possibilitando a Camilla revelar as várias nuances de sua voz”.

Depois das apresentações em Portugal, Toquinho segue em apresentações por diversas cidades da Itália. Os bilhetes para os espectáculos estão à venda aqui.