“Conclave” e “O Brutalista” vencem principais BAFTA
Escrito por TunetRádio em 17/02/2025
“Conclave” ganhou o BAFTA de Melhor Filme, além de outros três prémios, numa cerimónia que sagrou Adrien Brody como Melhor Ator e Mikey Madison como Melhor Atriz.
O filme de Edward Berger era o mais nomeado para os BAFTA, candidato a 12 galardões, e acabou por vencer quatro, o mesmo número de “O Brutalista”, mas mobilizando os dois principais prémios de Melhor Filme e Melhor Filme Britânico, seguidos de Melhor Montagem e Melhor Argumento Adaptado, que esteve a cargo de Peter Straughan.
“O Brutalista” também levou para casa quatro estatuetas, distinguindo Adrien Brody como Melhor Ator, Brady Corbert pela Melhor Realização, Lol Crawley pela Direção de Fotografia, e a Banda Sonora de Daniel Blumberg.
O papel de Mikey Madison em “Anora” valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz, numa competição que tinha como concorrente Karla Sofía Gascón (“Emilia Perez”), a atriz transgénero que tem estado envolta em polémica desde a divulgação de tweets antigos com conteúdo racista e xenófobo.
O prémio de melhor Ator Secundário foi atribuído a Kieran Culkin pelo seu papel em “A Verdadeira Dor”, e Zoe Saldaña venceu na categoria de Melhor Atriz Secundária pela participação em “Emilia Pérez”.
“Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard, que era o segundo filme mais nomeado para os BAFTA, com 11 indicações, venceu ainda o Melhor Filme em Língua Não Inglesa, deixando para trás a produção brasileira “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, protagonizada por Fernanda Torres, no papel de uma ativista, advogada e viúva de Rubens Paiva, o político brasileiro detido e torturado pela ditadura militar brasileira (1964-1985), no início dos anos 1970.
“Wallace & Gromit: A Vingança das Aves” (disponível na Netflix) levou para casa dois prémios: Melhor Longa-metragem de Animação e Melhor Filme para Crianças.
Opnião dos Leitores
Comentários estão fechados.
António Gomes Pedro Em 17/02/2025 em 02:02
Os BAFTA, uns dos mais prestigiados Festivais Cinematográficos do Mundo, premonitório e antevendo os ÓSCARES, ambos de cultura anglo-saxónica e, curiosamente, quase a passarem despercebidos no nosso retângulo mas não à
TUNETRADIO, haja deus!
Excelente trabalho!