Notas musicais de esperança Orquestramente Pop
Escrito por Daniela Azevedo em 28/01/2025
Orquestramente Pop é um projeto solidário que leva música e esperança a crianças, jovens e famílias em hospitais, escolas e IPOs. Daniela Azevedo, da TunetRádio, conversou com o músico Mickael Faustino sobre o projeto Orquestramente Pop.
No próximo dia 9 de fevereiro (domingo), pelas 16h, a Orquestramente Pop leva o espectáculo Super Heroes In Concert ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Super Heroes In Concert é “muito mais do que um concerto – é uma celebração da força, coragem e magia dos super-heróis que nos inspiram todos os dias”, lê-se na nota enviada à comunicação social.
Ao som de uma orquestra ao vivo com performances “arrebatadoras”, num espectáculo “envolvente e cheio de emoção”, ouvem-se os temas “mais icónicos e épicos” dos super-heróis da Marvel e DC Comics, uma experiência “imersiva e inesquecível, ideal para toda a família”.
Dia 19 de abril (sábado), pelas 16h, o espectáculo Sistema Musical será apresentado no Fórum Lisboa e conta com os convidados Mickael Faustino, André Santos, Surma e Bruno Santos.
Em Sistema Musical a música é o passaporte e cada concerto é uma viagem “incrível a planetas únicos”, dedicados a instrumentos musicais. As famílias serão “transportadas para um universo mágico, guiadas por músicos talentosos que, através de um repertório emocionante, revelam as histórias, características e encantos de cada instrumento”. Nesta edição “especial”, os músicos vão viajar por “quatro planetas incríveis: Planeta Electrónica, Planeta Trompa, Planeta Saxofone e Planeta Guitarra”.
No final do concerto, as crianças terão a oportunidade de “explorar e experimentar” os instrumentos, “transformando curiosidade em descobertas inesquecíveis”.
A receita destes espectáculos, após as despesas, será usada para “concretizar um sonho: levar música, alegria e momentos de alívio a crianças, jovens e famílias em hospitais e instituições, com a realização de mais de 50 concertos didáticos em 2025, incluindo visitas regulares ao IPO de Lisboa e Porto, Hospital de Santa Maria, Hospital D. Estefânia, Hospital São João, Casas Acreditar de Lisboa, Porto e Coimbra e muitas outras organizações”.
Nestes concertos “didáticos”, a música é apresentada de forma “interativa e educativa, permitindo que crianças e famílias conheçam os instrumentos, vivam momentos de descontração e sintam o poder da música como uma força de transformação. Estes eventos são mais do que entretenimento – são uma forma de levar esperança, conforto e inspiração a quem enfrenta desafios difíceis”.
Com a ajuda de todas as pessoas que adquirirem um bilhete para um dos espectáculos, os músicos asseguram poder fazer “muito mais e levar esta iniciativa a ainda mais comunidades, transformando vidas através da magia da música”.