Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Milky Way” é o mais recente single de Fritz Kahn and The Miracles

Escrito por em 10/12/2024

“Attila, the Crow” é o novo EP de Fritz Kahn and The Miracles, o projeto musical de Gonçalo Serras, músico e compositor português que continua a explorar temas de “resiliência e introspeção”. Este EP, que chega às plataformas digitais acompanhado pelo single “Milky Way”, representa uma nova fase na carreira do artista, que lançou anteriormente dois álbuns de longa duração – “Jonah, The Whale” (2021) e “Gunthi” (2024) –, marcando uma “constante evolução” musical e temática no universo de Fritz Kahn and The Miracles.

“Milky Way”, o single de lançamento, é uma “meditação sobre o sentido de pertença e a busca por um lar que transcende as barreiras físicas”. Inspirado pelo cosmos e pelas estrelas, Gonçalo Serras evoca a vastidão da Via Láctea como um espaço de “acolhimento e serenidade, refletindo uma aceitação pessoal e universal”. Com arranjos de Rúben Alves no piano e Miguel Amado no contrabaixo, “Milky Way” funde uma instrumentação “cuidada” com a voz “introspectiva e profunda” de Serras, resultando numa melodia que “questiona a complexidade das interações humanas e a constante busca pela compreensão mútua”, lê-se na nota enviada pela assessoria do músico à comunicação social.

O EP “Attila, the Crow” é composto por quatro faixas que surgem como o diário de viagem de um observador que “procura sentido nos detalhes e resiliência nas pequenas vitórias”. O corvo, símbolo escolhido para dar nome ao EP, representa a “figura astuta que rouba os fragmentos brilhantes que encontra pelo caminho”. Para Gonçalo, esta imagem “ilustra a sua própria travessia artística e pessoal, marcada por um espírito de sobrevivência, mas também pela capacidade de encontrar luz em momentos fugazes e em interações humanas simples”. “Roubo momentos felizes a quem me rodeia, como um corvo que se alimenta do brilho que encontra. E devolvo-os em forma de canção”, comenta Serras sobre o conceito do novo EP.

Depois de mais de duas décadas de carreira, Gonçalo Serras “destaca-se pela capacidade de unir elementos de géneros como jazz, rock e música experimental”. Em Fritz Kahn and The Miracles, questiona “os limites entre ciência e magia”, influenciado pela obra do médico e cientista judeu-alemão Fritz Kahn, que via o corpo humano como uma máquina perfeita. Este conceito de união entre “lógica e mistério” é o fio condutor da identidade sonora de Fritz Kahn and The Miracles, uma “exploração de camadas harmónicas que capturam a interrogação existencial e a complexidade das emoções humanas”.

O percurso do músico foi pontuado por momentos de “grande reconhecimento”, como a menção honrosa no International Songwriting Competition, mas também por um “profundo período de autoexploração e busca interior”. Após uma primeira fase de carreira que o levou a palcos como o Festival Super Bock Super Rock e a Casa da Música, Gonçalo Serras afastou-se temporariamente das “grandes produções para se dedicar à música em ambientes mais íntimos, evoluindo o seu estilo e aprofundando o seu projeto pessoal”. “Attila, the Crow” é a mais recente afirmação desse caminho, onde o artista “emerge com uma visão madura e transparente, traduzindo em música a profundidade das suas experiências e das suas perguntas”.

O EP “Attila, the Crow” e o single “Milky Way” já estão disponíveis em todas as plataformas digitais, “convidando o público a mergulhar numa narrativa musical que oferece tanto de lógico como de encantador, na contínua busca de Fritz Kahn and The Miracles pelo equilíbrio entre o racional e o poético”.