Faixa Atual

Título

Artista

Background

Memória de Peixe com concertos de pré-apresentação do novo disco

Escrito por em 06/12/2024

A banda que agora junta Miguel Nicolau, Filipe Louro e Pedro Melo Alves vai estar em digressão pelo país, em dezembro, para uma pré-apresentação do próximo álbum, “III”.

No dia 5 tocam na Sala 6, no Barreiro, e no dia 6 na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. No dia seguinte, 7 de dezembro “sobem” até Aveiro para tocar no GrETUA. A 12 de dezembro “aterram” no Maus Hábitos, no Porto, no dia a seguir “descem” até Coimbra e depois seguem até às Caldas da Rainha onde atuam no Festival Impulso.

Memória de Peixe regressa aos palcos para antecipar o lançamento de III, o “muito aguardado” novo trabalho do trio, com edição marcada para o início de 2025, pode ler-se na nota enviada à comunicação social. Nesta pré-apresentação de seis datas o disco estará também em pré-venda “exclusiva”.

“Good Morning” é “a primeira amostra do aguardado terceiro álbum, III, que tem lançamento previsto para o início de 2025, com selo da Omnichord Records. Com a fusão de indie, rock, jazz e hip-hop – sempre embrulhados em generosos e livres pedaços de improvisação -, os Memória de Peixe voltam a definir, em 2024, os limites do som alternativo contemporâneo”, nas palavras dos próprios.

“Good Morning” marca a era power-trio dos Memória de Peixe, agora com Miguel Nicolau (guitarras, electronics, vozes), Filipe Louro (baixo, electronics, vozes) e Pedro Melo Alves (bateria, electronics, vozes). “A sua toada sonhadora, e voz mascarada de artificial, transporta uma mensagem de paz e inspiração – tão direta como humana. Com baterias inspiradas no hip hop, harmonias jazzy e inovadores riffs de guitarra, esta é uma jornada introspectiva e meditativa que convida a entrar num mundo transformador, onde a esperança floresce e os fardos do passado se dissipam.”

A acompanhar o tema, os Memória de Peixe revelam o respectivo vídeo musical. Nele, um viajante espacial aterra de emergência na Terra, transportando uma caixa misteriosa. Ao contrário da de Pandora, ao ser aberta, esta liberta ondas de paz e clareza, refletindo a energia transformadora da canção. Tanto visual como sonoramente, “Good Morning” carrega boas novas de reconciliação, renovação e busca pela paz interior. Filmado na Islândia e em Portugal, tem realização de Miguel Nicolau, direcção de fotografia de Ângela Bismarck ou conta com as participações de João Pedro Mamede, Isabel Costa, Raimundo Cosme, Kim Ostrowskij e JP Simões.

“Aclamados pela crítica – tanto a nível nacional como internacional – pelo som inventivo de Memória de Peixe (2012) e Himiko Cloud (2016) e pelas performances electrizantes, os Memória de Peixe continuam a evoluir. Preparam-se para dar a conhecer o seu álbum mais ambicioso até à data, “III”, uma luminosa colecção de canções que nos falam directamente, que falam do nosso tempo”, revela o comunicado.

Marcado como