Paulo Segadães edita livro com 200 fotografias captadas na Índia
Escrito por TunetRádio em 01/12/2024
O fotógrafo e músico Paulo Segadães edita hoje o primeiro livro de fotografia, “Vrindavan“, uma colecção evocativa da “vibrante” cidade de Vrindavan, na Índia.
Segundo o autor em nota enviada à comunicação social, a obra resume “a essência de uma região profundamente entrelaçada com a espiritualidade e a cultura da Consciência de Krishna e do Bhakti Yoga”.
“Reconhecido pela capacidade de captar momentos que ressoam além do enquadramento”, Segadães “investiga” as paisagens sagradas, os templos antigos e a vida quotidiana das pessoas que habitam esta venerada cidade, que se acredita ser o reino sagrado do Deus Krishna. Cada fotografia em “Vrindavan” (e são mais de 200) reflete a “profunda devoção e espiritualidade que permeia a área, mostrando não só a sua beleza física, mas também a sua atmosfera transcendente”.
O livro conduz os leitores/espectadores através de cenas “icónicas” como a “intrincada arquitetura dos templos de Radha Krishna, devotos empenhados em oração e meditação e vistas deslumbrantes de paisagens que sussurram histórias intemporais”. Através da lente de Segadães, cada imagem está “imbuída da vibração das festas, dos cânticos sagrados e dos momentos tranquilos dos rituais matinais nas margens do rio Yamuna”.
O trabalho de Segadães em “Vrindavan” é resultado de uma estadia, em agosto de 2023, durante a qual “mergulhou nos ritmos da vida local. A sua paixão por captar a herança espiritual tem sido elogiada não só pela sua técnica e domínio da luz, mas também pela sua capacidade de estabelecer uma ligação emocional com o seu público”.
“Vrindavan” é um “complemento ideal para amantes de arte, pessoas com uma procura espiritual e entusiastas da fotografia”. Com uma introdução “exclusiva” de Ray Raghunath Cappo – praticante de Bhakti Yoga há mais de 30 anos e visitante de Vrindavan durante os últimos 30, “lenda” do hardcore americano e cantor das bandas Shelter e Youth of Today, autor do livro “From Punk to Monk” e co-apresentador do “Wisdom of the Sages Podcast” -, o livro convida os leitores a “embarcar numa peregrinação visual”.
“Vrindavan” está a partir de hoje disponível para compra online. Paulo Segadães fará uma apresentação com sessão de autógrafos no dia 5 de dezembro, às 19h, na Stolen Books, em Lisboa, onde falará sobre a viagem por detrás da criação de “Vrindavan” e partilhará histórias do seu processo criativo.
Paulo Segadães é fotógrafo, realizador, diretor de fotografia e músico. Os seus trabalhos anteriores foram apresentados em publicações nacionais e internacionais como a Vogue, GQ, Bloomberg, Wallpaper, etc. Como realizador e diretor de fotografia, trabalhou com bandas como The Legendary Tigerman, Linda Martini, Sam The Kid, Boss AC, David Fonseca, entre outros. Como músico, foi membro da “lendária” banda de hardcore X-Acto, da banda The Vicious Five e tocou “à volta do mundo” com The Legendary Tigerman. Hoje em dia, Paulo Segadães vive em Almada e trabalha nas áreas da fotografia e filme e ensina várias disciplinas de fotografia em cursos e workshops.