Carlos Mendes celebra 60 anos de carreira em Carcavelos
Escrito por TunetRádio em 01/12/2024
Carlos Mendes apresenta o espetáculo comemorativo dos 60 anos de carreira no espaço Criarte, em Carcavelos, no dia 6 de Dezembro, às 21:30.
Em modo de festejo, com a sua nova Abanda, constituída só por mulheres, Carlos Mendes apresenta um espetáculo “cheio de energia, com canções novas, sem esquecer os temas memoráveis que acompanham a sua carreira”.
Este ano está ainda previsto o lançamento de uma colectânea de três discos dos 60 anos de carreira em parceria com alguns dos “grandes” nomes atuais da música portuguesa. Será também publicado o livro biográfico de Carlos Mendes.
Carlos Mendes é autor, compositor e cantor de temas “intemporais” da música popular portuguesa, tais como “Amélia dos Olhos Doces”,”Ruas de Lisboa”, “A Festa da Vida”, “Penina”, “Verão” e “Missing You”. Foi o vencedor de 2 edições do Festival da Canção, em 1968 e 1972.
A Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu a Carlos Mendes a Medalha de Honra evocativa da celebração dos seus 50 anos de carreira em 2016. Foi também distinguido em 2017 pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito Cultural e em 2024 recebeu o Prémio “Pedro Osório” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Ao longo da sua carreira gravou 21 discos, que incluíram colaborações com Paulo de Carvalho e Fernando Tordo no “memorável” concerto “Só Nós 3”. Musicou grandes poetas como Joaquim Pessoa, Fernando Pessoa, António Gedeão, António Botto, Miguel Torga, Manuel Alegre, José Niza, José Jorge Letria, Papiniano Carlos, Carlos de Oliveira, José Fanha e Sophia de Mello Breyner.
Carlos Mendes fundou e integrou os Sheiks, uma das bandas “mais populares e icónicas” do rock dos anos 60, ao lado de Paulo Carvalho, Fernando Chaby e Edmundo Silva. Juntos lançaram ao todo cinco discos entre álbuns e EPs.
Carlos Mendes foi convidado pela editora Valentim de Carvalho a interpretar a canção “Penina” de Paul McCartney que teve edição em vários países. O tema integrou o LP “Songs That Lennon and McCartney Gave Away”.