Faixa Atual

Título

Artista

Background

Fólio “inquieta” Óbidos até 20 de outubro

Escrito por em 10/10/2024

O Festival Literário Internacional de Óbidos – Fólio arranca hoje sob o tema “Inquietação”.

O Fólio Autores propõe nesta edição 14 mesas, com 39 intervenientes, entre os quais 22 autores estrangeiros e três autores portugueses a debaterem temas como a Europa, o Conflito, a Desordem, o Medo, o Ódio, o Luto, a Diferença, a Culpa, o Amor, o Humor, A Mulher, o Livro, a Perda ou, simplesmente, o Quotidiano.

À mesa estarão nomes premiados como a etíope-americana Maaza Mengiste, o ucraniano Andrei Yuryevich e a neozelandesa Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do Booker, em 2013, quando tinha 28 anos.

O britânico Max Porter, a espanhola Irene Vallejo e a sul-coreana Anna Kim, vencedora do Prémio da União Europeia da Literatura, também estarão no Fólio, que conta ainda com a presença de Ricardo Araújo Pereira.

Na Ilustração, a PIM!_Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo volta a ser destaque deste capítulo do festival que terá como ilustrador convidado Lord Mantraste, que faz da galeria Nova Ogiva a casa da Pequena Paz, onde as paredes escritas por Isabel Minhós Martins recebem um coletivo de ilustradores desafiados pela curadora, Mafalda Milhões, a “manifestar-se”.

Cerca de uma centena de ilustradores participam em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos e um Mercado Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim de semana do festival. No Fólio BD estão agendadas sete iniciativas e cinco ilustradores, com a realização de duas mesas redondas e a apresentação de alguns dos filmes da produtora portuguesa Cola Animation.

Com curadoria da Fundação Inatel, a Folia integra oito concertos, entre os quais Lina Fado Camões, Nancy Vieira com Gente, Maria João com “Canções de Amor em Abril”, Luta Livre, Luís Varatojo, Emmy Curl, Pedro Coquenão aka Batida e o espetáculo Entre Nós.

À Folia junta-se a Boémia, que apresentará 13 concertos e duas itinerâncias com as bandas filarmónicas locais. O Folio Mais, capítulo do festival anteriormente dinamizado pelo livreiro José Pinho (1953-2023), terá este ano curadoria de Candela Varas e centrará a sua programação em três espaços: a Casa Escrevivência, a Casa Fulgor e a Casa Floresta.

Um Seminário Internacional de Educação, oficinas, lançamento de livros e 27 exposições para visitar na vila do distrito de Leiria são outras das propostas do festival que conta ainda com um “Eco Mercado”, um Planetário e os espaços MyMachine e Sustentabilidade.

Esta edição do festival assinala a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. O Fólio é uma organização da Câmara Municipal de Óbidos, da Empresa Municipal Óbidos Criativa, da Fundação Inatel e da Ler Devagar.

Marcado como