Papisa lança “Vai Passar” pouco antes da atuação no MIL
Escrito por TunetRádio em 25/09/2024
A artista brasileira Papisa vem ao MIL Lisboa apresentar o álbum “Amor Delírio” que inclui o tema “Vai Passar“. O vídeo tem participação de Felipe Puperi (Tagua Tagua), que assina também a produção musical do álbum.
Um dos nomes a integrar o cartaz do festival MIL Lisboa no dia 26 de setembro, Papisa antecipa o primeiro ato em Portugal com o lançamento do vídeo ao vivo para “Vai Passar”, canção do disco que será apresentado no festival. “Amor Delírio”, o segundo álbum da cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, é fruto da colaboração com Felipe Puperi, que assina a produção musical e, no vídeo, integra a banda como guitarrista. Também acompanham Papisa a baixista Mali Sampaio e o baterista Leo Mattos.
De ascendência portuguesa, a artista tem uma relação antiga com Portugal – em 2021 editou o single “Fortuna” em parceria com o duo HAĒMA –, e, agora, regressa para o seu primeiro concerto no país. Papisa sobe ao palco do festival MIL Lisboa, no Titanic, dia 26, às 19h45. O concerto finaliza uma sequência de apresentações internacionais, que incluem uma passagem pelo South by Southwest (SXSW), em Austin (EUA).
Conhecida por realizar concertos ritualísticos e sensoriais – Rita é também astróloga e chegou a desenvolver um oráculo complementar o disco de estreia, “Fenda” (2019) –, Papisa agora convida o público a somar nesta poderosa investigação pelo sentimento que move as marés humanas: o amor. A passagem pela Europa amplifica esta pesquisa e troca com os seus fãs portugueses e também espanhóis. No dia 3 de outubro, Papisa chega a Barcelona (ES) para um espetáculo especial latino-americano, ao lado da argentina Lucia Tacchetti.
Papisa é Rita Oliva, uma cantora, compositora e instrumentista de São Paulo, que integrou as bandas Cabana Café e Parati antes de embarcar em carreira solo, com o EP “Papisa” (PWR Records, 2016). Este foi seguido pelo álbum “Fenda” (2019), por “Remixes da Fenda” (2020) e por “Amor Delírio” (2024), o segundo álbum de estúdio.
A música de Papisa mescla um “indie psych rock com dream pop”, soando inovadora em ambos os géneros devido às letras em português e a uma forte influência das melodias brasileiras. Após se apresentar em grandes palcos pelo Brasil nos últimos anos, a artista embarcou numa digressão norte-americana em março de 2024, tocando em três festivais em diferentes estados, incluindo o icónico SXSW em Austin, Texas.
Com o single “Dores no Varal”, destacado pela rádio KEXP de Seattle como a Música do Dia, e o álbum “Amor Delírio”, recentemente lançado pelo selo espanhol Costa Futuro, Papisa inaugura uma nova fase na sua carreira, expandindo-se no mercado internacional e entregando um trabalho caracterizado por “sensibilidade, conexão e profundo compromisso emocional”.