Faixa Atual

Título

Artista

Background

Iminente no Palácio Pimenta nos dias 12 e 13 de outubro

Escrito por em 25/09/2024

Chelas é o Sítio, Dealema, Sam the Kid (DJ Set) & DJ Big, Oma (co-curated with Versus), Shaka Lion, Afrokillerz, Silly, Cintia, Maotik, Yung Singh, DJ Marfox acompanhado por Deejay Rifox e Deejay Veiga, Kenny Caetano, Sara Sadik, Hetta, George Silver, Puçanga e Violeta Azevedo são alguns dos nomes do cartaz do Iminente.

O Iminente está de volta com uma edição Takeover nos dias 12 e 13 de outubro – com entrada gratuita. Este ano, regressa ao centro e ocupa um espaço “privilegiado na relação com o território” – o Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. No meio de árvores, plantas e pavões, o festival promete “cantar a uma só voz músicas já conhecidas”, e descobrir nomes “iminentes” de estilos que vão do rap ao afro-house, do experimental ao hardcore. “Respiram-se artes visuais e performativas, gastronomia e conversas que convidam à participação de todos”, revela a organização em nota de imprensa.

“Esta é mais uma edição em que o Iminente se reinventa, em busca de novas formas de trazer para o centro o que habitualmente vive nas margens. Depois de termos entrado porta dentro no Mucem em Marselha em 2022, de nos termos apropriado do Terreiro do Paço em 2023, é a vez de fazer Takeover aos Jardins do Museu de Lisboa com um programa que nasce nas comunidades e celebra a sua participação ativa”, afirma Sílvia Rebelo, Diretora de produção Iminente.

O Iminente Takeover 2024 desenvolve-se de dentro para fora, e tem no seu núcleo projetos de criação própria.

PROGRAMA DE ARTES VISUAIS – PROJETO “PARTICIPAÇÃO”
Que convida quatro artistas/coletivos, Maotik (FR), Lauren Moffat (AUS), Sara Sadik (FR) e Unidigrazz (PT) a criar obras que convidam à interação a partir de inputs dos públicos, investigadores e jornalistas.

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – “RESIDÊNCIAS”
Criação desenvolvida por grupos que interligam disciplinas artísticas como a música, artes performativas e artes visuais. O grupo composto por Batida, Carlota Lagido, Shahd Wadi e Carin Geada assim como o grupo Lila Fadista, Piny e Vês Três apresentarão instalações-performances. Xullaji, Gaya de Medeiros e ±MaisMenos± uma instalação interativa imersiva.

4a EDIÇÃO DO PROGRAMA BAIRROS: WORKSHOPS ARTÍSTICOS COMUNITÁRIOS IMINENTE
Projetos desenvolvidos por artistas e comunidade em cinco territórios da cidade de Lisboa, ao longo de quatro meses, culminam no Iminente. Estes cruzaram criações de dança, artes visuais, arquitetura, gastronomia e música, que serão apresentadas no palco Museu. Performances musicais com mediação de Maze e Marfox. Uma performance de dança, com o grupo +65 anos do PER 11, mediado por Inês Oliveira. A documentação do processo de trabalho do programa BAIRROS é exposto numa das áreas centrais do recinto. Assim como as obras de artes visuais fruto dos workshops de João Fortuna, Kiam, Sepher e Atelier JQTS. Bem como sessões de show cooking da Cozinha Verde.

PROGRAMA DE MÚSICA E PERFORMANCE
Conta com “clássicos precursores” do rap nacional como Sam the Kid, em versão DJ acompanhado por DJ Big e como curador de uma apresentação Chelas é o Sítio, ou os portuenses Dealema, mas também Tristany numa versão de concerto que abre portas para o que virá a ser o seu próximo álbum, ou Silly, tida como uma das maiores revelações da música nacional. Há ainda atuações de DJs como Afrokillerz, Yung Singh, Shaka Lion ou Marfox acompanhado por novos nomes da música electrónica, e nomes como George Silver, Puçanga, Kenny Caetano, Violeta Azevedo, Hetta, Polido e Evawave.

PROGRAMA DE CONVERSAS, EM PARCERIA COM “A MENSAGEM DE LISBOA”
Dois momentos de pensamento e discussão com os temas “Processos e temas do projeto Residências Iminente” a decorrer no sábado e o “Potencial das artes digitais no campo da participação” a acontecer no domingo.

“Procuramos abanar o individualismo e apelar à ação coletiva na esperança de abrir caminho ao diálogo entre miríades de pensamentos e realidades. Acreditamos na participação como manifesto para a construção de novos futuros comuns, enquanto acertamos o passo na respiração a um só pulmão”, avança Margarida Mata, curadora do Iminente.

Marcado como