Freddy Locks em nome do reggae rumo ao infinito e mais além
Escrito por Daniela Azevedo em 14/09/2024
Freddy Locks comemora 20 anos de carreira em 2024 com um lançamento especial, o álbum “Infinite Roots“, uma regravação original dos seus maiores sucessos. “Bring up the Feeling”, “Pure smile”, “Living inna city”, “Iration”, “Earth”, “Healing of the Nation”, “Fazuma”, “Freedom is my god”, “Don’t lose you” e “So Nice” são os 10 temas escolhidos por Fred Oliveira para assinalar a data. Daniela Azevedo, da TunetRádio, foi ao jardim João Ribas, em Alvalade, conversar com Freddy Locks.
O disco é co-produzido pelos “incríveis” produtores de reggae que “há muito” partilham palco com Freddy Locks, Mighty Drop e Dynamike, em colaboração com o produtor holandês Jori Collignon.
O novo single “Pure Smile (Infinite Roots)” transporta uma mensagem “tão simples quanto universal: o poder de um sorriso puro”. Com melodias soul e ritmos envolventes, Freddy Locks traz as “vibrações desta expressão brilhante”. Canta sobre “empatia e a luz que irradia dos nossos olhos quando compartilhamos um sorriso verdadeiro, enquanto as harmonias capturam a essência do que chamamos de amor, uma força que muitas vezes é melhor expressa sem palavras”, afirma a assessoria do artista em comunicado enviado à comunicação social.
“Pure Smile” é um “verdadeiro clássico” no repertório de Freddy Locks. Remonta ao verão de Lisboa de 2003: “um momento especial para o reggae português”. Foi então, que dois artistas “visionários”, Asher Guardian e Freddy Locks, produziram “RootsRockStruggeling”, o álbum de estreia de Freddy. “Pure Smile” é uma das faixas desse álbum.
Quando Fred Oliveira iniciou a sua jornada musical, encontrou a sua voz nestas letras “poderosas”. Levando-as consigo desde o início, apoiaram-no através dos altos e baixos da vida. Agora, está aqui a nova versão, “Pure Smile (Infinite Roots)”, que reúne “20 anos de vida, amor e desamor”.
Desde o seu álbum de estreia até agora, os lançamentos de Freddy Locks são uma declaração de “unidade e harmonia”. Cada faixa, “imbuída da essência do reggae, fala das lutas e triunfos do espírito humano”. “Pure Smile (Infinite Roots)” destaca-se como um “farol de esperança e conexão”.
Acompanhado pela “talentosa” banda Groove Missions, Freddy Locks destacou-se como um artista promissor, sendo selecionado entre 13 artistas para tocar no 13.º aniversário da Antena 3 (2007). A sua digressão subsequente, que durou até o final de 2008, incluiu performances no Festival Med e no Festival Mestiço na Casa da Música, partilhando o palco com nomes “consagrados” da música global como Amadou & Mariam, Danny Silva, Timbila Muzimba, Azagaia, Maytals, Lee Scratch Perry, Gladiators, Fat Freddys Drop, Alborosie, entre outros.
Freddy Locks é um artista no cenário da música reggae, conhecido pela “paixão pela música africana e pelas suas poderosas mensagens”. Com uma carreira que se estende por duas décadas, Freddy Locks continua a “cativar audiências em todo o mundo com sua autenticidade e talento inegável”.