Faixa Atual

Título

Artista

Background

Ana Lua Caiano e a conquista da Europa

Escrito por em 02/07/2024

Ana Lua Caiano atua no dia 4 de julho no festival Roskilde, na Dinamarca, que se realiza anualmente desde 1971 e cuja edição deste ano começou em 29 de junho e termina no sábado.

Além da artista portuguesa, atuam também a cantora Erika de Casier, nascida em Portugal e radicada na Dinamarca, Blondshell, Belle and Sebastian, Khruangbin, Skrilexx e 21 Savage. Ana Lua Caiano editou o álbum de estreia, “Vou ficar neste quadrado”, em março deste ano, pela alemã Glitterbeat. O disco sucedeu aos EP “Cheguei tarde a ontem” (2022) e “Se dançar é só depois” (2023), nos quais Ana Lua Caiano já era autora das letras e composições, cantava, tocava e produzia.

Para Erika de Casier, que nasceu em Portugal em 1999, filha de pai cabo-verdiano e mãe belga, onde viveu até aos 10 anos, até se radicar na Dinamarca, esta será a segunda atuação no Roskilde. A primeira aconteceu em 2022, ano em que editou “Sensational”, o seu segundo álbum e primeiro pela editora britânica 4AD, casa que lançou nomes como Cocteau Twins, Dead Can Dance, Red House Painters, Grimes, The National e Future Islands.

Antes de seguir caminho em nome próprio e lançar o álbum “Essentials” (2019), em edição independente, Erika de Casier fez parte do coletivo dinamarquês de música eletrónica Regelbau e do projeto Saint Cava, com Andreas Vasengaard. Este ano editou um novo álbum, “Stills”. O cartaz deste ano do festival Roskilde inclui artistas como Foo Fighters, Sza, Doja Cat, Jane’s Addiction, Jungle, PJ Harvey, Jessie Ware, Kim Gordon, Marina Sena e Romy (dos The XX).