Find Your Emotions regressa a Lisboa em maio
Escrito por TunetRádio em 19/04/2024
A segunda edição da mostra Find Your Emotions, com obras dos artistas David Reis Pinto, Stenio Oliveira e Gabriel Gemaque, será a 9 de maio no espaço La Distillerie, em Lisboa.
A mostra, que tem a “interpretação das emoções como fio condutor”, irá reunir as obras de três jovens artistas no dia 9 de maio na La Distillerie, o português David Reis Pinto e os brasileiros Stenio Oliveira e Gabriel Gemaque. Oriundos de vivências e estilos diversos, os três ligam-se através da arte, “convergem no tema central da mostra e convidam o público a encontrar a sua própria interpretação do tema por meio das obras expostas”, lê-se na nota enviada à imprensa.
A curadoria e a organização do evento estão a cargo da dupla Renata Hessel e Luciana Sampaio. Segundo Renata, “a exposição convida o público a encontrar as suas emoções e, assim como na primeira edição, reúne artes plásticas e música, fazendo com que percebam a arte e os sentimentos por ela provocados através do estímulo de outros sentidos”.
“Para completar o clima deste evento no icónico espaço do La Distillerie, convidamos o saxofonista André Moisés, que irá apresentar-se ao longo da noite. E, ao som do jazz, teremos também o sabor do menu exclusivo elaborado pela chef Patrícia Gomes e uma seleção especial de vinhos feita pela garrafeira 111 Vinhos”, revela Luciana Sampaio.
Na primeira edição da mostra Find Your Emotions, realizada em 2022, as obras expostas no atelier da Cerâmica Lemos, na Graça, foram criadas pelo artista plástico belga Jan Samyn, pelo pintor brasileiro Ronan Horta e pelo escultor brasileiro Ricardo Lemos.
David Reis Pinto (*obra do autor na foto de capa) nasceu em Faro, cresceu em Beja e estudou arquitectura na Universidade de Évora, na qual também tirou o mestrado integrado. O artista tem obras expostas no México, EUA, Brasil, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Angola e Israel, e tem sido representado por várias entidades artísticas, como a Embaixada do Príncipe Real, a galeria Welcome to Art Lisbon, o coletivo Oficina Impossível, a galeria Arty Collections em Azeitão e o Coletivo 284.
Além de seu trabalho artístico, engaja-se em intervenções sociais, exposições solidárias e trabalhos para angariar fundos para restauros. Participou das últimas 4 edições dos AAA, Ateliers dos Artistas Abertos de Lisboa e desenvolveu o projeto “A trepadeira” com o artista Nuno Lacerda e alunos da Instituição AFID, entre outras iniciativas colaborativas e educativas.
A cor é a essência da sua arte, tendo como principal premissa o contraste entre luz e sombra, e procura, com diferentes técnicas, desenvolver novas expressões de vida através de uma visão optimista e com roupagens diferentes. Apela à história, à inspiração e a um novo lugar, o lugar das emoções estéticas e não estéticas, protagonizado pela liberdade de usar a cor de um modo real, figurativo ou até abstracto.
Stenio Oliveira é um artista brasileiro licenciado em Artes Visuais pela Universidade Católica de Campinas e com mestrado em Arquitetura e Lighting pelo Instituto IPOG Conzorcio Politecnico di Milano. A sua pesquisa questiona o universo fantástico, erótico e espiritual, incorporando estudos sobre a cosmogênese, o cromatismo, a psicanálise e a matéria.
Também se apropria de ideias de composição para criar um universo que transita entre o pictórico e o escultórico, dando origem a esculturas, pinturas, objetos e pinturas expandidas com uso de múltiplos materiais. Atualmente, Stenio Oliveira faz parte do time de artistas representados pela The House Of Arts em Miami.
Recentemente teve o seu trabalho em exibição na revista Internacional Americana Colecta e entrou para o acervo da Galerie Van Caelenberg em Aalst, na Bélgica. Desde 2020, integra a coleção da Fundação Marcos Amaro, quando participou de doação com suas obras para campanha humanitária para a Covid à ONU, em parceria com a Fashion Inclusive Brazil, ao lado das artistas portuguesas Paula Rego e Joana Vasconcelos.
No ano seguinte, na reabertura das feiras e eventos culturais pelo mundo, apresentou-se em Miami, na Art Basel Week, com exibição de sua série de aquarelas na Feira Red Dot, e com projeções em South Beach na Casa Brasil Miami. Em 2022, Stenio teve o seu trabalho inserido e comentado nos textos da mais recente obra do célebre crítico, ensaísta e curador de arte de Madrid Andrés Isaac Santana, no livro Gramática de Resistência.
Gabriel Gemaque é o mais jovem dos três artistas, com 24 anos. Nasceu no Amapá, no norte do Brasil, numa pequena cidade nas proximidades da floresta amazónica, o que incute nas suas criações uma “forte” relação com a terra e a cultura local. É a segunda vez que participa de uma exposição em Portugal – no ano passado, 40 peças de arte de sua autoria produzidas sobre elementos da Amazónia foram apresentadas na galeria de arte Art Lounge, em Lisboa.
A sua expressão artística tem uma filosofia natural e atenção às questões sociopolíticas, como o desmatamento e a identidade da comunidade indígena. Com estudos em Arquitetura em Portugal e no Reino Unido, desenvolveu uma visão contemporânea. Projetos multidisciplinares são produzidos em sua área de estudo aliada a paixões como artes, design de interiores, fotografia, estética, filosofia e biologia. Define-se como um alquimista entre Design de Interiores e Arte Contemporânea, que celebra projetos ambiciosos que evocam a “arte do viver”.