Faixa Atual

Título

Artista

Background

Gisela João celebra os 50 anos do 25 de Abril

Escrito por em 01/04/2024

A fadista Gisela João celebra os 50 anos do 25 de Abril com uma digressão, interpretando músicas dos autores e compositores de Abril.

A digressão tem início em Amarante, no dia 24 de abril, no cine-teatro local, e prossegue no dia seguinte, no Teatro Tivoli, em Lisboa, no âmbito do Festival Sons da Liberdade. Gisela João é acompanhada pelos músicos Carles Rodenas Martinez, na guitarra clássica, e Luís ‘Twins’ Pereira, nas teclas.

Entre os autores escolhidos estão José Afonso, José Mário Branco, Fausto, Vitorino e Sérgio Godinho. O fado “Abandono” (David Mourão-Ferreira/Alain Oulman), também conhecido como “Fado Peniche”, numa referência à antiga prisão da PIDE, poderá constar do alinhamento. O “Fado Peniche”, uma criação de Amália Rodrigues, é apontado por alguns críticos de música como a primeira canção de protesto antes do 25 de Abril de 1974, e que escapou ao crivo dos Serviços de Censura, pelo qual todo o material publicável tinha de passar.

A cenografia do espetáculo é também da autoria da fadista. Gisela João deu-se a conhecer ao grande público em 2013 com a edição do álbum homónimo. Anteriormente tinha participado noutros projetos musicais, nomeadamente no álbum “O Fado E As Canções do Alvim” (2011), e participou como fadista no filme “O Grande Kilapy” (2012), de Zezé Gamboa. Em 2015 fez parte do elenco do álbum “Amália: As Vozes do Fado”. Em 2016 saiu o seu segundo álbum, “Nua”.