Faixa Atual

Título

Artista

Background

Villa Sessions volta a colocar Vila do Conde no mapa do blues

Escrito por em 21/02/2024

O Villa Sessions – Vila do Conde Blues Festival regressa entre 22 e 25 de fevereiro para a 8.ª edição que levará novamente o blues ao Teatro Municipal.

Segundo a organização em nota de imprensa, o 8.º Villa Sessions propõe uma programação “eclética e vibrante” com um alinhamento internacional de “luxo e a energia contagiante de sempre, com muitas surpresas e motivos de interesse”. Durante os quatro dias, The Blues Moonshiners, Bluescats ft Tommie Harris, Chris Wragg & Greg Copeland Acoustic Duo, Minnemann Blues Band best of… best of friends (com os convidados Rui Veloso, João Cunha, Eduardo Santos, Felipe Rocha, Jorge Santos e Carl Minnemann) e os Shaggy Dogs (com o convidado Domingos Alves) vão habitar o Teatro Municipal de Vila do Conde.

Quinta-feira, 22 de fev.

21h45 – A abrir o Villa Sessions 2024, será apresentado o workshop: a Origem do Blues/Blues Guitar, no piso 1 do Teatro Municipal, com entrada livre. Esta iniciativa, inserida no programa Blues At School, é “imprescindível” para todos os iniciados na música e curiosos deste género musical, através de uma visão “muito válida” sobre a origem, a história, as lendas, os temas dos poemas cantados e as dinâmicas, passando pela sonoridade típica do blues, desde os primórdios até à atualidade. Será apresentada informação audiovisual de forma “muito dinâmica e interativa”, preparada especialmente por Wolfram Minnemann com o apoio de António e Diogo Mão de Ferro, dois guitarristas “incríveis”. “Os interessados numa participação mais inclusiva, ficam convidados a apresentarem-se com a sua guitarra para acompanharem as dicas e exercícios com os formadores”, propõe a organização.

Sexta-feira, 23 de fev.

21h30 – The Blues Moonshiners abrem a noite no palco principal na Sala 1. Os três músicos oriundos da Galiza apresentam-se em formato acústico, trazendo o estilo tradicional do blues do delta do Mississippi, o blues rural lembrando as peripécias com as destilarias clandestinas, com uma dinâmica “envolvente e instrumentos rústicos a condizer”. Com Jay Guitar Doe na voz e guitarra, Harp Figui na harmônica, e Spoon Trilli na percussão, a “viagem às raízes do Blues está garantida”.

23h – Bluescats ft Tommie Harris sobem ao palco do festival. Quem vê Tommie Harris no palco, pode apreciar os seus 80 anos vividos de história do Blues, Gospel e Jazz: “autêntico, honesto e real”. Nascido em 1938 em Bessemer, Alabama, no seio de uma família com tradição musical Gospel, dedica-se desde jovem à aprendizagem da bateria. A sua qualidade e prolífera carreira levou-o a ser o baterista de vários nomes do blues, tais como Jimmie Reed and Luther Allison, onde tocou até ao falecimento de Luther Allison. A sua voz tem “charme, o timbre é de uma lenda do blues” e Tommie Harris é um elegante contador de histórias. A banda alemã “ganhou reconhecimento” na estrada nos últimos anos, com som “moderno” e ao mesmo tempo “comprometido” com a tradição do Blues. O quarteto, que conta com a participação do pianista português Domingos Alves, forma a “banda ideal” para acompanhar o estilo da “lenda” do blues Tommie Harris.

Sábado, 24 de fev.

21h30 – Chris Wragg & Greg Copeland Acoustic Duo abrem a segunda noite do festival. O exímio guitarrista inglês Chris Wragg forma com o trovador norte-americano Greg Copeland um duo “tradicional e eletrizante”. Chris Wragg é um dos mais “excitantes” guitarristas ingleses, ganhando notoriedade com a sua banda Mudcats Blues Trio, tendo gravado três álbuns e sido premiada como Best Live Band. Greg Copeland tem seis álbuns gravados “aclamados” pela crítica. O estilo pode ser descrito como “Smooth, Slick and Down South Dirty”. Greg tem funk e soul na voz e ritmo. Um verdadeiro bluesman. As raízes do blues, contadas pela “voz quente” de Greg, são transportadas para a atualidade através da guitarra “enérgica” do Chris, resultando numa “sonoridade única e envolvente”.

23h – Concerto de Minnemann Blues Band best of… best of friends. Um “grandioso” espetáculo preparado especialmente para o Villa Sessions, com a orquestração do próprio Wolfram Minnemann. A banda nacional com mais anos em atividade, criou nos últimos 40 anos tendências e estilos, sendo a primeira banda, e verdadeira escola de blues, para diversos músicos que fizeram parte da formação ou colaboraram ao longo das últimas décadas. Este concerto, para além da banda com António Mão de Ferro, Manuzé Carvalho e Leandro Leonet, terá os convidados Rui Veloso na guitarra, Jorge Santos no hammond, João Cunha na bateria, Felipe Rocha no saxofone e harmónica, Eduardo Santos no trompete e Carl Minnemann no baixo. O Villa Sessions tem a honra de receber no seu palco principal Wolfram Minnemann, para um agradecimento público a uma personalidade “única” e um músico “ímpar”, um filantropo e benfeitor do blues e música em geral em Portugal. “Um espetáculo único, irrepetível, com um palco recheado de excelentes músicos, que não devem perder”, recomenda Renato Dias, diretor do Villa Sessions.

Domingo, 25 de fev.

17h30 – Concerto de Shaggy Dogs. A banda francesa recusa os clichês que os associam a um género definido: uma banda de blues? De rock? De soul? Com várias influências, o seu estilo pode ser descrito por rock n’ fiesta. Os seus concertos são uma “verdadeira festa enérgica com muita alegria”. Depois de oito álbuns editados e digressões pela Europa, Canadá e Japão, estes “dogs estão mais do que prontos para novas correrias. Elegantes em palco, convidam o público para uma viagem espaço-temporal de redescoberta do rock n’ blues”.

Em 2024, o Villa Sessions retoma o programa Blues At School, o concurso Villa Sessions Guitar Riff Contest, workshops, showcases, expositores, demonstrações e tertúlias. “O Villa Sessions ganhou dimensão internacional mantendo a sua essência original e reconhecida qualidade na programação. Um festival eclético e vibrante, cheio de boa energia, é a marca que define este evento desde a primeira edição em 2017. Espetáculos memoráveis, músicos extraordinários e estrelas do Blues em Vila do Conde”.

Blues At School é uma iniciativa que “pretende desenvolver uma parceria duradoura com os jovens músicos que se interessam por blues e pretendem adquirir conhecimento e experiências que um evento como o Villa Sessions pode proporcionar. A formação de novos amantes e executantes de blues é uma prioridade. Por isso, na quinta-feira 22, os jovens músicos e interessados podem assistir ao workshop: a Origem do Blues / Blues Guitar, com entrada livre”, afirma Renato Dias.

A partir das 21h de sexta-feira 23.02, e até às 19h30 de domingo 25.02, terão lugar os workshops, showcases, tertúlias, expositores e demonstrações, no piso 1, do Teatro Municipal. “Também uma tertúlia com os músicos presentes no festival servirá de boa conversa, aberta ao público. Uma oportunidade para conhecer e saciar a curiosidade sobre os músicos nacionais e internacionais. A partilha, conversas, novidades e encontros, sempre com boa música a ecoar na sala.

The 2nd Villa Sessions Guitar Riff Contest, terá lugar no domingo 25, no piso 1, a partir das 15h. “Regressa o concurso de riffs de guitarra, uma iniciativa inovadora, que pretende dar uma oportunidade, de forma descontraída, a todas as estrelas da guitarra, dos solos brutais e dos riffs icónicos. Em palco, os candidatos terão um tempo limitado para mostrar que são os reis da escala da guitarra, os imperadores da improvisação, perante um público entusiasta”. As prestações serão avaliadas por um júri e os vencedores anunciados no palco principal, antes do concerto de Shaggy Dogs.

PROGRAMA DO 8.º VILLA SESSIONS

22.02 – Quinta-feira
21h45 – Piso 1 – workshop: a Origem do Blues / Blues Guitar

23.02 – Sexta-feira
21h00 – Piso 1 – Abertura da Sala de Expositores
21h30 – Sala 1 – Concerto The Blues Moonshiners
23h00 – Sala 1 – Concerto Bluescats ft Tommie Harris

24.02 – Sábado
15h00 – Sala 1 – Workshops / Showcases / Tertúlia / Demonstrações / Exposições
21h30 – Sala 1 – Concerto Chris Wragg & Greg Copeland Acoustic Duo
23h00 – Sala 1 – Concerto Minnemann Blues Band best of… best of friends

25.02 – Domingo
15H00 – Piso 1 – The 2nd Villa Sessions Guitar Riff Contest
17h30 – Sala 1 – Concerto Shaggy Dogs

Organizado pela Dream Sessions Associação Cultural, com o apoio principal da Câmara Municipal de Vila do Conde, e de outros parceiros imprescindíveis à realização do evento, o Villa Sessions – Vila do Conde Blues Festival procura colocar desde 2017 Vila do Conde no circuito do Blues internacional e dos festivais de referência em Portugal.

Bilhetes à venda no Teatro Municipal de Vila do Conde e em BOL Bilheteira Online e na rede de lojas aderentes:
Sexta-feira . 23.02 – Concerto The Blues Moonshiners 10 euros
Sexta-feira . 23.02 – Concerto Bluescats ft Tommie Harris 15 euros
Sexta-feira . 23.02 – Pass Diário dia 23.02 20 euros
Sábado . 24.02 – Concerto Chris Wragg & Greg Copeland Acoustic Duo 10 euros
Sábado . 24.02 – Concerto Minnemann Blues Band best of… best of friends 15 euros
Sábado . 24.02 – Pass Diário dia 24.02 20 euros
Domingo . 26.02 – Concerto Shaggy Dogs 10 euros
Pass Festival 38 euros