Monte Branco exploram “novas sonoridades” em “Cura”
Escrito por Daniela Azevedo em 14/01/2024
O primeiro avanço dos Monte Branco é o EP “Cura“, editado a 24 de novembro de forma independente. A matriz do coletivo “constrói-se à volta do dream pop e soft rock pincelados com o revivalismo dos synths dos anos 70 e 80”. Daniela Azevedo conversou via Zoom com o vocalista João M Pinto.
Os Monte Branco nasceram no Porto no início de 2023, “resultado da convergência de músicos habituados a outros ambientes sonoros e que encontraram no indie pop o lugar comum”, lê-se na nota de imprensa.
O EP foi gravado em 2023 entre o Porto e Lisboa e contou com a produção de Miguel Nicolau, produtor que já colaborou com JP Simões, Memória de Peixe, Golden Slumbers, Monday, entre outros.
O ambiente sonoro “revivalista, mas ao mesmo tempo moderno e urbano, foi pensado com detalhe fazendo de cada escuta uma descoberta de novas dimensões das canções”.
Os temas dos Monte Branco falam-nos essencialmente da “vida, de amor e de sonhos, numa linguagem metafórica urgente e intensa que permitirá ao publico identificar-se com as situações no seu próprio quotidiano e criar relações de proximidade com as canções”.
Os Monte Branco são João M Pinto, Mário M Moreira, Rui Miguel, Luís Zandré e Gonçalo Palmas.