Boémia e a necessidade de preservar os valores de Abril
Escrito por Daniela Azevedo em 07/12/2023
Editado em setembro de 2023, “Génese”, o mais recente álbum dos Boémia, visa celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Daniela Azevedo, da TunetRádio, deslocou-se ao restaurante Farta Brutos, no Bairro Alto, em Lisboa, para conversar com Rogério Oliveira e Marco Ferreira.
Antecipando o novo trabalho, a 24 de abril foi revelado o primeiro single, “Precípuo dia hasteado”. Composto por 14 novas canções escritas por Rogério Oliveira, “Génese” revisita acontecimentos do Estado Novo ao 25 de Novembro.
Com um cariz popular, já característico no som dos Boémia e sob os astros dos “nossos grandes cantautores”, os arranjos ficaram a cargo de Marco Ferreira e a produção entregue a José Salgueiro.
Juntam-se a viva voz, para partilhar duas dessas novas canções, Fausto Bordalo Dias, na polémica temática da reforma agrária no tema “Zira” e Zeca Medeiros no conturbado 11 de Março em “A Míope Luneta”.
Os Boémia são Rogério Oliveira (voz), Marco Ferreira (piano), Patrick Simeão (bateria e percussão), Hélia Silva (acordeão), Isa Peixinho (flauta transversal), Ricardo Duarte (baixo elétrico), Jorge Anacleto (guitarras).