Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Por Um Trago de Bagaço” vence a competição local Film’Arruda

Escrito por em 17/10/2023

As Sacrificadas” (menção honrosa), “Cada Vez Mais Distantes” (prémio Curt’Arruda) e “Marko” (prémio do público) foram os restantes vencedores do 9.º Curt’Arruda – O Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal.

O divertidíssimo western saloio “Por Um Trago de Bagaço“, de Rui Correia, foi o justo vencedor do prémio Film’Arruda – Troféu Joel Rodrigues na 9.ª edição do festival Curt’Arruda. Em competição estavam ainda o documentário “Dário Lendário”, de Ricardo Baioneta, a animação “Enxoval”, de Mariana Pardal Jacinto, e as ficções “Las Quitapenas”, de Isabel Rego, “Monotonia Rural”, de Ricardo Baioneta, “Nas Entrelinhas do Medo”, de Ema Gonçalves Lousada, “Setentrional”, de Matilde Pinto de Almeida e Renato Filipe Carvalho Silva, e o falso documentário “Vítimas do Cinema”, de Ricardo Baioneta. Os oito filmes foram exibidos numa sessão praticamente lotada, com mais de 400 lugares sentados.

O júri composto pela escritora e jornalista Anabela Mota Ribeiro, pela atriz Helena Caldeira e pelo fotógrafo e professor universitário José Bértolo atribuiu uma menção honrosa à excelente curta-metragem “As Sacrificadas“, de Aurélie Oliveira Pernet, e o prémio Curt’Arruda à curta introspetiva “Cada Vez Mais Distantes“, de Polen Ly (Camboja).

Já o público resolveu premiar a curiosa curta croata “Marko“, de Marko Šantić. O Curt’Arruda promete regressar em meados de outubro de 2023, com “anunciados” mais apoios da parte da autarquia de Arruda dos Vinhos e dos patrocinadores privados do festival.