Curt’Arruda com 61 curtas e Ana Lua Caiano
Escrito por Filipe Pedro em 07/10/2023
Com arranque a 13 de outubro, o festival Curt’Arruda, em Arruda dos Vinhos, exibirá 61 curtas-metragens de 17 países e terá como convidada musical Ana Lua Caiano. André Agostinho, diretor do festival, faz um balanço do primeiro dia e deixa propostas para os próximos dois dias.
O Curt’Arruda é um festival que pretende mostrar filmes de curta-metragem com a temática da Ruralidade como forma de homenagear o património e os valores rurais. Este ano serão exibidas ao longo dos três dias 61 curtas-metragens de 17 países: oito curtas em competição no Prémio Curt’Arruda – Melhor Curta-metragem Rural e oito no Prémio Film’Arruda – Melhor Curta-metragem de Arruda dos Vinhos.
O ciclo dedicado à artista e realizadora Mónica de Miranda contará com a apresentação de três dos seus filmes que permitem o diálogo entre a prática do cinema e o seu trabalho artístico desenvolvido em galerias de arte.
O prémio Curt’Arruda tem um júri composto pelos seguintes membros: Anabela Mota Ribeiro, Helena Caldeira e José Bértolo. As escolas do concelho também marcam presença no festival através do
Curt’Arruda Escolas, este ano com a participação de mais de 300 alunos, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico, à Universidade das Gerações.
A par da celebração do cinema, o festival contará ainda com um concerto de Ana Lua Caiano, seguido de um DJ Set com DJ Macarroni e Dj Knight, a fechar o dia 14.
O Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos tem este ano a sua 9.ª edição nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Salão Nobre do Clube Recreativo Desportivo Arrudense (C.R.D.A.) e no Auditório Municipal.