Jorge Goes apresenta “Essências” na Casa do Alentejo
Escrito por Daniela Azevedo em 05/10/2023
Em 2022, Jorge Goes voltou a estúdio para gravar o seu quarto álbum, “Essências”, nos estúdios Quinta do Cruzeiro, Primetime Estúdios e NC Estúdios, tendo na produção, o reconhecido músico e produtor, Filipe Larsen, na coprodução José Cid e o próprio Jorge Goes. Daniela Azevedo conversou com Jorge Goes na Casa do Alentejo, local de referência na cidade de Lisboa, que será palco de uma atuação do artista no dia 29 de outubro, às 17:30.
António Pinto Basto, Miguel Ramos, Daniel Gouveia, Fernanda Clérigo, Ana Clérigo, Jorge Clérigo e um grupo de amigos cantores de cante alentejano do Redondo, são os convidados de Jorge Goes que será acompanhado dos seus músicos: Nuno Cirilo na guitarra portuguesa, Miguel Monteiro na viola de Fado, Filipe Larsen no baixo acústico, Pepin Muñoz na bateria, Jorge Clérigo na viola de fado e Nuno Silva no acordeão e piano.
O álbum reúne treze originais e uma versão em espanhol de um desses temas. Além dos sete temas compostos por Jorge Goes, este álbum conta com “reconhecidos” autores e compositores portugueses, nomeadamente, Tozé Brito, Manuel Alegre, Mário Rainho, José Cid, Mário Mata, Daniel Gouveia, Carlos Baleia, José Fernandes Castro, Alberto Franco, Soledade Martinho da Costa e Francisco Rasquilha.
Jorge Goes inicia a carreira em 2001 com um álbum que é um “ato de ousadia, quando todos os jovens da sua geração procuravam jogar pelo certo e pelo que estava a dar, o artista gravava o projeto “Contra corrente” optando pela originalidade, o ineditismo e a diferença”.
Quem ouvir Jorge Goes logo percebe que é um artista “eclético e sem rótulos” na música, pela “honestidade e talento coloca-se num pequeno grupo de vanguardistas”, lê-se no site oficial.