Faixa Atual

Título

Artista

Background

Há Jazz no Terreiro celebra 10 anos no domingo

Escrito por em 11/08/2023

Acoplados, Miss Manouche, El Pavoni & The Moonshine Tones e Marcio Dhiniz convida Micheline Cardoso são os convocados de 2023 para o Há Jazz no Terreiro, “mais uma tarde de excelente música no espaço mais carismático das festas da Arruda”, como definiu El Pavoni no Facebook. O festival de novas tendências regressa ao centro de Arruda dos Vinhos no próximo domingo, a partir das 16:00 e a TunetRádio estará presente.

Acoplados

“Fusão de alma flamenca temperada e matizada, com salsa, azeite e toques de veludo” é assim que se definem os Acoplados no Facebook. Nasceram no final de 2014, quando António Vieira (guitarra), Coke Soler (percussão) e Amalia Esquerdo (voz) decidiram combinar o gosto musical em torno de um projeto de fusão flamenca, fonte da qual os três músicos bebem desde sempre, embora cada um também traga diferentes sensibilidades e experiências musicais oriundas do jazz, rock ou folk. O resultado é uma amálgama com cadências, ritmos da música popular, latina e mediterrânea, que comunica com a audiência em castelhano e em valenciano.

Miss Manouche

Editado em março de 2023, o álbum “Chacais do Sodré” está recheado de suculentos instrumentais e de letras que proporcionam uma viagem até ao “ritmo louco do swing dos anos 20/30 e a paixão fogosa do jazz manouche e da incontornável figura de Django Reinhardt”. Ian Mucznick (voz, guitarra acústica), João San Payo (voz, baixo acústico), Luis Bastos (voz, clarinete) e Alcides Miranda (guitarra acústica) são os timoneiros de serviço, nomes conhecidos de outras viagens musicais, e que nos convidam, desde 2014, a redescobrir “os êxitos vocais radiofónicos dos ‘Dias da Rádio’, repleto de ritmos quentes e dançáveis, aos quais é impossível ficar indiferente”.

El Pavoni & The Moonshine Tones

El Pavoni & the Moonshine Tones é o projeto a solo de Ruben El Pavoni, que conta com mais de duas décadas enquanto músico profissional. Com praticamente toda a carreira baseada nos blues e rockabilly, enquanto baixista já acompanhou alguns nomes internacionais do blues – como John Németh -, assim como atuações em festivais “por toda a Europa”. Com um EP editado em 2019 e um disco a caminho, a banda foi a “grande sensação” no último festival de blues de Cáceres.

Marcio Dhiniz convida Micheline Cardoso

Márcio Dhiniz é um “experiente” baterista, compositor e arranjador. Nascido no Alagoas, viveu muitos anos em Salvador, na Bahia, onde foi premiado duas vezes pela melhor composição instrumental no Festival da Radio Educadora FM, em 2008 e 2012. Ao longo da sua carreira apresentou-se ao lado de nomes importantes da música brasileira como Margareth Menezes, com quem gravou um DVD ao vivo, Armandinho Macedo, Carla Visi, Daniela Mercury, Baby do Brasil, entre outros. Sempre em digressão, Marcio já levou sua música a países como Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Japão e Estado Unidos.

Micheline Cardoso é uma cantora e compositora brasileira de bossa nova, samba e suas vertentes. A artista “teve o privilégio” de passar a infância no conjunto habitacional da Ordem dos Músicos do Brasil, em Inhaúma, no Rio de Janeiro, onde conviveu com ícones do samba. Com uma vizinhança repleta de consagrados artistas e ao som afinado de saxofones, trompetes, tantans e tamborins, foi inevitável e natural a sua paixão pela música popular brasileira. Foi ‘backing vocal’ de Martinho da Vila, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Bebeto, Tim Maia e Nando Reis e foi vocalista da Banda Sigilo. Ao longo da carreira, Micheline fez espetáculos de abertura para artistas do calibre de Alcione, Grupo Bom Gosto e Seu Jorge, entre outros.

Dixie Gang, Damn Nation Blues, Orquestra Bamba Social, Siricaia, Minnemann Blues Band, Double Shot Blues, Delta Blues Riders, Guida de Palma, Fast Eddie Nelson, Impossibly Funky Band, MaZéi, Fanfarra Bizarra, Messias & The Hot Tones, The Wine-a-billy Rollers, Mistiçu, Cottas Club Jazz Band e A.J. & The Rockin’ Trio foram alguns do nomes que passaram pelo Largo do Terreiro, em Arruda dos Vinhos, desde 2013, no festival Há Jazz no Terreiro.