“Mighty Afrin: In the time of flood” vence MDoc
Escrito por TunetRádio em 07/08/2023
O filme “Mighty Afrin: In the time of flood”, do realizador grego Angelos Rallis, venceu o prémio Jean Loup Passek para melhor longa-metragem do festival de documentário de Melgaço MDoc, anunciou a organização.
De acordo com a sinopse, o filme conta a história de Afrin, uma órfã de 12 anos que se vê forçada a abandonar o local onde vive devido à subida do nível das águas do rio Brahmaputra, no Bangladeche, viajando até Daca para procurar o pai “por entre milhões de refugiados do clima”.
No campo das curtas e médias-metragens, o prémio foi para “Taxibol”, de Tommaso Santambrogio, com menção especial para “Budapest Silo”, de Zsófia Paczolay. O prémio para melhor documentário português foi atribuído a “Astrakan 79”, de Catarina Mourão, enquanto o prémio Don Quixote de melhor longa-metragem foi entregue a Farnaz Jurabchian e Mohammadreza Jurabchian por “Silent House”.
Na mesma categoria, mas nas curtas e médias-metragens, o prémio foi para “Will You Look at Me”, de Shuli Huang. O prémio para o melhor cartaz foi atribuído a “Entre Ilhas”, da ‘designer’ Júlia Garcia.
PRÉMIOs JEAN LOUP PASSEK 2023
Melhor Longa Metragem Internacional
MIGHTY AFRIN: IN THE TIME OF FLOOD de Angelos Rallis
Melhor Curta ou Média metragem Internacional
TAXIBOL de Tommaso Santambrogio
Menção Honrosa
BUDAPEST SILO de Zsófia Paczolay
Melhor Documentário Português
ASTRAKAN 79 de Catarina Mourão
Melhor Cartaz de Cinema
ENTRE ILHAS de Júlia Garcia
PRÉMIOS DON QUIXOTE 2023
Melhor Longa Metragem
SILENT HOUSE de Farnaz Jurabchian, Mohammadreza Jurabchian
Melhor Curta ou Média Metragem
WILL YOU LOOK AT ME de Shuli Huang