Faixa Atual

Título

Artista

Background

Morreu o livreiro e programador cultural José Pinho

Escrito por em 30/05/2023

José Pinho, fundador da Ler Devagar e mentor de diversos festivais literários, morreu hoje aos 69 anos, no Hospital CUF, em Lisboa, vítima de doença oncológica.

Nascido em 1953, em São Pedro do Sul, José Pinho fica para sempre ligado ao livro em Portugal, tendo fundado o festival Folio, em Óbidos, o Latitudes, no mesmo concelho, e estado na criação da Rede de Livrarias Independentes (RELI), entre muitas outras ações de divulgação e promoção da literatura.

Também diretor do Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa 5L, em Lisboa, foi este mês agraciado com a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal da capital, por ser considerado “uma personalidade ímpar da cidade”.

Aquando da entrega da medalha de mérito cultural em Lisboa, o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, enalteceu “o papel fundamental que José Pinho tem tido na promoção do livro e da leitura, através de projetos inovadores e independentes que são ainda hoje marcos fundamentais da cultura do livro e da livraria”.

Uma semana depois, recebeu, pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Marcado como

Opnião dos Leitores
  1. António Gomes Pedro   Em   31/05/2023 em 10:57

    Que a sua alma esteja em Paz.
    Sentidos pêsames à Família na pessoa do irmão e nosso estimado amigo João Pinho.

Comentários estão fechados.