Faixa Atual

Título

Artista

Background

Festa do Avante regressa de 1 a 3 de setembro

Escrito por em 20/05/2023

A 47.ª Festa do Avante, em setembro, vai contar com artistas como Jorge Palma com Rui Reininho, Tim e Convidados, A Garota Não com Luca Argel, Rodrigo Leão, Expresso Transatlântico, Orquestra do Hot Club de Portugal com Selma Uamusse, Ratos do Porão, Ricardo Ribeiro, Criatura & Coro dos Anjos, Agir com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho, Bateu Matou, Luta Livre e Mimicat, num cartaz que festeja os 50 anos da revolução de Abril.

A Festa do Avante contará com a apresentação do espetáculo “Agir-Cantando Abril”, visando homenagear “os poetas e aos músicos de intervenção” e que terá a atuação de Agir, Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho, o cantor de “E Depois do Adeus”, que serviu de senha para o Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura, em 1974.

Em comunicado, a organização da Festa do Avante refere que o concerto de abertura, na sexta-feira ao final do dia, está a cargo da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e o Coro Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Alves.

O repertório contará com composições “feitas antes e depois do 25 de Abril relacionadas com a resistência político-cultural ao fascismo português e com o usufruto criativo que a liberdade democrática depois suscitou”, destaca o gabinete da Festa comunista.

Na Quinta da Atalaia, Seixal, atuarão também artistas e grupos com um repertório “rico significativamente em canções de caráter político-social ou mesmo de intervenção” como os portugueses A Garota Não, Bateu Matou, Boémia, Luta Livre ou a italiana Loredana Savino.

Os djs portugueses Ecstasya e Photonz, o angolano DJ Satélite e a sino-canadiana Ciel serão protagonistas da programação da “Rave Avante”, “um espetáculo de música de dança engajada na defesa dos direitos humanos e da liberdade”.

Como representantes dos projetos e artistas emergentes no país, o cartaz conta com nomes como o de Mimicat, a representante portuguesa na edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção ou o de Nenny, a multipremiada rapper de 20 anos da Vialonga que é autora de êxitos como “Sushi” ou “Bússola”.

O cartaz conta com mais nomes internacionais como o dos brasileiros do Ratos do Porão e Francisco El Hombre, os são-tomenses África Negra, os moçambicanos Banda Kanana, os americanos Chris Luquette East Coast Bluegrass Band e os afegãos Not Forbidden.

O fado marcará presença pelas vozes de Mísia e Ricardo Ribeiro e em nome das “novas tendências da música popular portuguesa” subirão ao palco o grupo Criatura acompanhado do Coro dos Anjos. No jazz, o Hot Club de Portugal celebrará os seus 75 anos com um espetáculo com a cantora Selma Uamusse.

A Festa do Avante 2023 está agendada para os dias 1, 2 e 3 de setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal.

Marcado como