Uma Imagem Solidária recebeu mais de 100 fotografias
Escrito por TunetRádio em 11/05/2023
A iniciativa Uma Imagem Solidária regressa a 25 de maio, a partir das 18:00, à Fundação Portuguesa da Comunicações para a sexta edição, que conta com a colaboração de mais de 100 “amantes da fotografia” de Portugal, França, Macau e Brasil.
“Graças ao contributo e generosidade de mais de 100 fotojornalistas e ‘amantes de fotografia’ de Portugal, França, Macau e Brasil, vamos dizer NÃO à violência contra as mulheres, pelo que iremos apoiar a Casa de Abrigo da CERCIAG – um projeto-piloto de acolhimento temporário para mulheres vítimas de violência com deficiência e/ou incapacidade, e que funciona em Águeda. Só no ano de 2022, mais de 20 (vinte) mulheres perderam a vida, vítimas de violência”, revelou a assessoria de imprensa da iniciativa em comunicado divulgado à imprensa.
Criada em 2017 pelo fotojornalista da agência Lusa António Cotrim, a iniciativa Uma Imagem Solidária une os fotojornalistas e fotógrafos portugueses na solidariedade. Para tal, cada fotojornalista ou fotógrafo amador doa uma fotografia (na medida de 30 x 40), que será depois adquirida pelo público, em troca de um donativo mínimo de 20€. Este donativo, por sua vez, reverte para uma associação, que varia de edição para edição. Além de contribuir para “uma causa nobre”, a iniciativa “promove a arte da fotografia e valoriza o trabalho dos fotógrafos envolvidos nesta campanha solidária, que ajuda a fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, lê-se no comunicado.
Nas edições passadas a iniciativa Uma Imagem Solidária apoiou associações de variados setores da sociedade – na 1.ª edição os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra (Lisboa); na 2.ª edição os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra (Porto); na 3.ª edição a Associação Acreditar; na 4.ª edição a Inovar Autismo em Setúbal; e na 5.º edição a UNICEF Portugal (crianças ucranianas vítimas da guerra).
A iniciativa conta com o “alto patrocínio de sua Excelência” o Presidente da República, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Fundação Portuguesa das Comunicações, agência Lusa, Dell Technologies, Colorfoto, Fine Print, Guache Condomínios e Logotexto.