Morreu a cantora Rita Lee (1947-2023)
Escrito por TunetRádio em 09/05/2023
A cantora brasileira Rita Lee, conhecida como a rainha do rock brasileiro, morreu na noite passada em São Paulo, aos 75 anos. O programa 33 Rotações, de Daniela Azevedo, emitido diariamente entre as 21:00 e as 23:00, lembra o percurso de vida de uma das maiores estrelas da música brasileira.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem [segunda-feira], cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz o texto divulgado na conta da cantora no Instagram.
Rita Lee tinha sido diagnosticada em 2021 com um cancro no pulmão, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. A cantora fundou a banda Os Mutantes junto com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, grupo que se tornaria um dos ícones do movimento cultural e musical Tropicália ao lado de outros nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, e também criou canções numa longa carreira a solo com enorme sucesso, como os clássicos como “Ovelha Negra” e “Agora só falta você”, lançadas no primeiro álbum solo ‘Fruto Proibido’, de 1975.
A rainha do rock brasileiro vendeu mais de 55 milhões de discos, cheios de canções que fazem parte da cultura popular brasileira que, além do rock, transitam em diferentes géneros. Entre as suas músicas mais famosas estão sucessos como “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Amor e Sexo”, “Reza”, “Menino Bonito”, “Flagra” ou “Doce Vampiro”, que se tornaram temas de novelas.
Polémica, Rita Lee anunciou que o seu espetáculo de despedida aconteceria em Aracaju, no dia 28 de janeiro de 2012, quando afirmou que deixaria de se apresentar em palcos, mas não de fazer música. Terminada a apresentação, ela e o seu marido, Roberto de Carvalho, acabaram presos por desacato à autoridade ao protestarem contra polícias que repreendiam espetadores que estariam fumando marijuana no local.
O velório da cantora, que é um dos ícones da música brasileira, será aberto ao público, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, esta quarta-feira. “De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimónia será particular. Neste momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, concluiu a mensagem da família.