MeiaCura lançam segundo single “Pó no Chão”
Escrito por TunetRádio em 06/04/2023
“Pó no Chão”, dos MeiaCura, propõe um jazz mais introspetivo, espacial e com laivos de ‘spoken word’, um single sempre em fuga do formato single.
Arrojado, contemplativo, experimental e sem concessões. Definitivamente não será para todos, mas as camadas múltiplas propoem uma viagem sonora que se aproxima da liberdade de uns Einstürzende Neubauten ou de uns Mão Morta, nos momentos de acalmia.
A TunetRádio estreia o novo single dos MeiaCura no programa Área 51 (diariamente, entre as 23:00 e a 01:00).
O projeto MeiaCura foi iniciado como uma residência artística no Tocándar, na Marinha Grande, com o intuito de montar um concerto ao vivo com temas criados por Tiago Matos (teclados e voz), Daniel Constantino (teclados e voz), João Tojeira (percussão popular portuguesa, guitarra portuguesa, gaita de foles e voz), David Mourão (percussão popular portuguesa, saxofone e voz) e António Branco (eletrónica e voz), divulgaram os músicos em comunicado de imprensa enviado à TunetRádio.
Nos meses seguintes o projeto ganhou outra envergadura, sendo que o coletivo decidiu nomear-se MeiaCura e utilizar o espaço onde decorreu a residência artística para gravar o álbum de estreia. “Nascimento“, o single de estreia, foi divulgado a 16 de março.
“Nascimento” traduz-se como um “hino e uma celebração à vida e à máxima ‘carpe diem’, com tudo o que ela nos consegue oferecer. O amor é certo e a morte inevitável, mas no final do dia o mais importante é podermos reunir os nossos amigos, aproveitar o tempo que temos e dançar ao som de uma melodia que nos dá esperança e força para continuar a caminhar“, afirmam os MeiaCura.
Segundo a banda, o conceito de MeiaCura “nasceu do impulso e da necessidade intrínseca à natureza humana de se curar, de se auto-regenerar quando confrontada com o que a enfraquece ou desvaloriza. Este projeto é criado na ânsia que nos transcende em nos redefinirmos enquanto parte integrante da cura dos outros e de nós mesmos, dando origem à circularidade que carateriza o conceito. MeiaCura pretende partir das raízes do que é ser português, sendo a música tradicional portuguesa o ponto de partida. As influências musicais são claras para quem acompanha o universo da música independente e do jazz fusão, no entanto é ainda possível encontrar restícios de dance music, trance, funk, experimentalismo, entre outras influências da música do mundo“, pode ler-se no comunicado.
Em fase final de produção, o disco “Ritual” tem data prevista de edição para a primeira semana de maio. O concerto de lançamento do álbum está marcado para o dia 20 de maio, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos. “E outras datas se seguirão [na promoção do disco de estreia], a serem anunciadas em breve”, confirmou Tiago Matos à TunetRádio.
O álbum “representa uma tentativa de descrever artisticamente diversas perspetivas relativamente aos processos envolventes da MeiaCura e da Arte. Toda a conceção do álbum, apesar de explícita e metódica, não pode ser vista como uma restrição quasi religiosa. A narrativa em torno de MeiaCura é somente a fonte abstrata da criação do universo musical, que pretende dar coerência ao álbum como um todo. Propomos assim uma abordagem concetual, mesmo que abstrata e invisível ao ouvinte, com exceção de algumas referências literárias e poéticas“, descreve o coletivo.
A TunetRádio promete estar atenta ao trabalho destes jovens com projetos anteriores e créditos firmados, colocando os seus temas em rotação na rádio e, sempre que se justifique, divulgando futuros concertos.