João Afonso e Samuel Úria confirmados no Políticas à Parte
Escrito por Filipe Pedro em 01/04/2023
O festival Políticas à Parte, em Arruda dos Vinhos, regressa de 23 de abril a 1 de maio, com concertos de João Afonso (25 de abril) e Samuel Úria (29 de abril).
João Afonso, autor do excelente “Missangas” (1997), de “Zanzibar” (2002), “Sangue Bom” (2014) e do mais recente “Livros” (2021), atua às 21:00, do dia 25 de abril, na sala do Clube Recreativo Desportivo Arrudense.
Quatro dias depois, Samuel Úria, um dos mais conceituados escritores de canções da sua geração, sobe ao palco da sala do Clube Recreativo Desportivo Arrudense, às 21:00, para apresentar o mais recente “Canções do Pós-guerra” (2020), no ano que “O Grande Medo do Pequeno Mundo” (2013) comemora 10 anos. Os bilhetes custam 5 euros (7,5 euros para os dois concertos do Políticas à Parte).
Além dos concertos, a terceira edição do festival inclui uma exposição, conversas (Talks) e cinema. A exposição “Cartoonite Crónica“, de Celso Ameixa, vai estar patente entre os dias 23 de abril (inauguração às 15:00) e 31 de maio.
Dias 26 e 27 de abril o auditório municipal recebe, a partir das 10:00, o fórum “Connect Yourself”, dedicado aos mais jovens. A sala jardim vai ser palco de um evento do Clube de Leitores e da Leitura, com a Associação 25 de Abril, e a presença de Manuel Oliveira e Sá (membro da direção da associação).
No dia 29 a mesma sala jardim acolhe a “Talk” Falar Verdade a Mentir, com Samuel Úria e Carlos Alves. A 30 de abril há mais uma “Talk”, desta feita no auditório municipal, dedicada às mulheres que estiveram na linha da frente no combate ao regime, “Às Escondidas Elas Também Fizeram a Revolução”.
No dia seguinte, 1 de maio, às 15:30, o auditório municipal apresenta o imperdível documentário “José E Pilar“, de Miguel Gonçalves Mendes (realizador que tenta concluir “O Sentido da Vida”, projeto ‘maldito’ cujo esboço foi possível visualizar no festival Curtas Vila do Conde).
Tal como a TunetRádio já havia noticiado, os MeiaCura – Tiago Matos (teclados e voz), Daniel Constantino (teclados e voz), João Tojeira (percussão popular portuguesa, guitarra portuguesa, gaita de foles e voz), David Mourão (percussão popular portuguesa, saxofone e voz) e António Branco (eletrónica e voz) – apresentam o álbum de estreia “Ritual” no auditório municipal de Arruda dos Vinhos no dia 20 de maio. Os bilhetes custam 3,5 euros.
Outra das novidades do trimestre é a confirmação do Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos, que em 2023 decorre de 2 a 4 junho, no centro da vila.
Fotografia de Samuel Úria por Joana Linda.