Festa do Cinema Italiano regressa a 29 de março
Escrito por TunetRádio em 22/03/2023
A 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano arranca com a antestreia do filme “L’immensità – Por amor”, de Emanuele Crialese, que vai marcar presença em Lisboa.
Além deste realizador, que apresenta um filme de inspiração autobiográfica e que esteve nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Veneza e que conta com uma luminosa prestação de Penélope Cruz, a Festa do Cinema Italiano traz a Lisboa vários convidados italianos. No dia seguinte, o realizador apresentará no cinema UCI El Corte Inglés também um dos seus filmes mais apreciados: “Nuovomondo” (2006).
Toni Servillo, um dos mais prestigiados atores italianos da atualidade, vai apresentar no dia 4 de abril, às 21h, no Teatro Maria Matos, o seu mais recente espetáculo intitulado As vozes de Dante. No dia 6 de abril o ator vai marcar presença no Cinema São Jorge, na sessão de encerramento do festival, para a exibição do filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, no qual participa. Toni Servillo irá apresentar também no dia 5 de abril o filme “L’uomo in più”, obra que marca o início da sua colaboração com o Paolo Sorrentino.
Francesco Zippel, realizador do premiado documentário “Sergio Leone – L’italiano che inventò l’America” vai estar em Lisboa para apresentar esta obra, onde vários ícones de Hollywood, como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg ou Quentin Tarantino se juntam para falar sobre o incomparável legado de Sergio Leone. Este documentário assinala o 30.º aniversário da morte do histórico realizador italiano e é uma homenagem a este cineasta visionário, mais conhecido como uma das figuras fundacionais do subgénero “spaghetti western” e autor do esplendoroso Aconteceu no Oeste.
A realizadora Valentina Bertani marcará presença em Lisboa por ocasião da antestreia internacional do documentário “La Tenerezza delle Chiome”, que se encontra em competição nesta 16.ª edição da Festa.
Além de se dedicar ao cinema, a Festa é um momento de celebração da cultura e arte italiana e, como tal, em parceria com o Centro Cultural de Belém, inaugura no dia 28 de março a exposição “Obra Aberta do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (1943-1992)”. A sua filha Adele Ghirri vai estar presente no momento da inauguração, assim como na exibição do filme “L’Infinito – L’universo di Luigi Ghirri”, realizado em 2022 por Matteo Parisini, sobre a vida e obra do fotógrafo.
Com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, Rä di Martino, uma das mais importantes artistas plásticas italianas da sua geração, passará também por Lisboa para apresentar algumas das suas obras cinematográficas, nomeadamente no dia 30 de março, na Sala 2 do Cinema São Jorge com a projeção do filme “Controfigura” e com apresentação do Da Luz Collective e no dia seguinte com a exibição de várias obras cinematográficas.
Por fim, num especial evento dedicado a realidade virtual, o realizador e videoartista Davide Rapp vai estar em Lisboa para apresentar uma seleção de filmes e participar numa conversa sobre esta temática. Rapp apresentará também o projeto de vídeo-instalação “Medways” nos dias 1 e 2 de abril.
A 16ª Festa do Cinema Italiano realiza-se de 29 de março a 6 de abril em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema) e posteriormente, em mais de 20 cidades portuguesas, entre elas: Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria. Este ano, são apresentados cerca de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, do MiC – Ministero della Cultura e da Cinecittà.