Faixa Atual

Título

Artista

Background

Biografia oficial dos Da Weasel editada a 27 de abril

Escrito por em 17/03/2023

O livro “Uma Página da História”, a biografia oficial dos Da Weasel, escrito pela jornalista Ana Ventura, é editado a 27 de abril.

Pela primeira vez, os Da Weasel “abriram as portas da toca da doninha para se revelarem como nunca fizeram”, releva o comunicado de imprensa. Em registo oral, “Uma Página da História” mostra os seis músicos que “ousaram tornar-se lendas mas permite também descobrir as seis personalidades, os seus medos e sonhos, as suas alegrias e incertezas, as suas conquistas e inseguranças”.

Desde a formação, em 1993, até ao momento em que deixaram o país “órfão” anunciando o final de um percurso “único”, os Da Weasel converteram-se no “símbolo de uma geração”, “coletivo porta-voz de uma existência onde a criação de uns se assumiu a inspiração de milhões”. Com “Uma Página da História”, às canções que “todos se habituaram a entoar, viver e respirar, juntam-se as narrações de uma existência de carne e osso, recordadas na primeira pessoa pelos seus protagonistas”, descreve o eloquente comunicado.

Carlos Nobre (Pacman/Carlão), João Nobre (Jay Jay Neige), Bruno Silva (Virgul), Pedro Quaresma (Quakas), Guilherme Silva (Guillaz) e Miguel Negretti (DJ Glue) formam os Da Weasel “mas a banda revelou-se muito mais do que a soma das suas partes”. Nas páginas da biografia oficial da “doninha, surgem, finalmente, as aventuras e os segredos que todos queríamos conhecer”.

O livro de Ana Ventura terá 564 páginas e custará 21 euros. Jornalista, escritora e criadora de conteúdos na área da música, iniciou o seu percurso em 1998, quando integrou a redacção do semanário Blitz, título no qual permaneceu até 2008, fazendo parte da equipa fundadora da revista com o mesmo nome, onde desempenhou a função de coordenadora.

O seu percurso em televisão começou em 2006, na segunda edição do Rock In Rio Lisboa, quando aceitou o convite da Sic Radical para integrar a emissão em direto do evento, como comentadora, tendo em 2008 iniciado, também, uma colaboração com a Sic Mulher. O M de Música nasceu em 2010, enquanto rubrica permanente nos ecrãs da Sic Mulher, mas, em 2016, cresceu e transformou-se numa plataforma e marca independente, em mdemusica.pt, assim como na emissão da Sic Radical e Sic Mulher. Este é um programa semanal com carácter biográfico, acompanhado por notícias, críticas, agenda, playlist, fotos e vídeos que entrevistou, até hoje, cerca de 150 artistas.

O ano de 2019 é assinalado pela chegada de novos projetos, uma série documental e a edição do primeiro livro. “Super Bock Super Rock: 12 Histórias Para Sempre” é a série com autoria e produção de Ana Ventura, emitida pela Sic Radical, a propósito das 25 edições do festival. Com o selo da Showtime, “À Minha Maneira” é a aguardada autobiografia dos Xutos & Pontapés, escrita por Ana Ventura com Gui, João Cabeleira, Kalú, Tim e Zé Pedro, e editada em dois volumes, o segundo dos quais chegou aos escaparates em 2020.

No ano seguinte, aprofundou a experiência na área do documentário, envolvendo-se com os episódios portugueses da série do HBO “Acoustic Home”, colaboração que repetiu em 2022. Ao mesmo tempo fez chegar às livrarias “Ao Vivo”, a autobiografia de Magazino, e concebeu a websérie “A Cultura”.

Marcado como