Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Megalomaniac” vence Fantasporto 2023

Escrito por em 04/03/2023

A longa-metragem “Megalomaniac”, do realizador belga Karim Ouelhaj, foi a grande vencedora do Fantasporto 2023, arrecadando os prémios de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz na categoria Cinema Fantástico, anunciou a direção do festival.

Ainda na categoria do Cinema Fantástico, “Demigod: The Legend Begins”, de Chris Huang Wen-Chang (Taiwan), foi o filme vencedor do Prémio Especial do Júri. Eline Shumacher, em “Megalomaniac”, e Tom Hughes, em “Sheperd” (Reino Unido), foram eleitos melhor atriz e ator, respetivamente, enquanto a produção deste último recolheu ainda o galardão para Melhor Argumento.

“Incubus”, de Tito Fernandes (filme português coproduzido com o Reino Unido), conquistou o Grande Prémio dedicado às curtas-metragens. O galardão dedicado ao Melhor Argumento foi para “Convenience Story”, de Satoshi Miki (Japão) e “Sheperd” conquistou Melhor Fotografia, ao passo que “Stone Turtle”, de Woo Ming Jin (Malásia) recebeu do júri uma menção honrosa.

Na secção oficial Orient Express, a produção filipina “cargo”, de T.M. Malones, obteve o Grande Prémio Orient Express, tendo “Stone Turtle” recebido o Prémio Especial do Júri. Entre a Semana dos Realizadores, o Prémio de Melhor Filme foi para a “Narcosis”, do neerlandês Martijn de Jong, e o Prémio Especial do Júri para “Kaymak”, de Milcho Manchevksi (Dinamarca/Países Baixos/Croácia/Macedónia do Norte).

Hans Herbots, com a coprodução belga, neerlandesa e alemã “Ritual”, foi distinguido com o Prémio Melhor Realizador e “The Game”, de Peter Fazakas (Hungria) destacou-se com o Melhor Argumento. Zsolt Nagy, em “The Game”, e Thekla Reuten, em “Narcosis”, receberam os Prémios Melhor Ator e Melhor Atriz da Semana dos Realizadores, respetivamente.

A Menção Especial do Júri da Semana dos Realizadores foi para a produção húngara “The Grandson”. Entre os prémios não oficiais, as japonesas “Immersion”, de Takashi Shimizu, e “Life of Mariko In Kabukicho”, de Eiji Uchida e Shinzo Katayama, recolheram, respetivamente, o Prémio da Crítica e o Prémio do Público. Ferdinand Lapuz, Krzysztof Zanussi, Elmo Nuganen e Anthony Waller foram homenageados com prémios Carreira Fantasporto 2023.

Programação dos filmes premiados

Domingo, 5 de março
SALA 1
15h15 – Narcosis, de Martijn de Jong
GRANDE PRÉMIO DA SECÇÃO SEMANA DOS REALIZADORES

17h30 – Stone Turtle, de Woo Ming Jin
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI DA SECÇÃO ORIENT EXPRESS
MENÇÃO ESPECIAL DO JÚRI DA SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO

19h15 – Shepherd, de Russell Owen
MELHOR ATOR SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO
MELHOR FOTOGRAFIA SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO

21h15 – Incubus, de Tito Fernandes
MELHOR CURTA METRAGEM SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO
GRANDE PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS

Megalomaniac, de Karim Ouelhaj
GRANDE PRÉMIO SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO
MELHOR REALIZADOR SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO
MELHOR ATRIZ SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO

SALA 2
15h – Life of Mariko in Kabukicho, de Eiji Uchida, Shinzô Katayama
PRÉMIO DO PÚBLICO

17h15 – Kargo, de T. M. Malones
GRANDE PRÉMIO SECÇÃO ORIENT EXPRESS

19h – Kaymak, de Milcho Manchevski
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI SECÇÃO SEMANA DOS REALIZADORES

21h – Convenience Story, de Satoshi Miki
MELHOR ARGUMENTO SECÇÃO CINEMA FANTÁSTICO

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta