“Great Yarmouth” de Marco Martins estreia em março
Escrito por TunetRádio em 09/02/2023
O filme “Great Yarmouth – Provisional Figures”, uma ficção de Marco Martins a partir de histórias da vida de emigrantes portugueses no Reino Unido, estreia nos cinemas portugueses a 16 de março.
“Great Yarmouth – Provisional Figures”, produzido pela Uma Pedra no Sapato, é o filme que resulta de cinco anos de trabalho de campo de Marco Martins, com atores e não atores, na comunidade de Great Yarmouth, uma vila da Costa Este de Inglaterra, para onde dezenas de portugueses emigraram em busca de trabalho em fábricas de processamento alimentar.
A longa-metragem é um objeto artístico distinto da peça de teatro que Marco Martins encenou, com a participação daquela comunidade da vila britânica e com a mesma temática, já estreada em palco tanto no Reino Unido como em Portugal, em 2018.
O filme centra-se em Tânia (a atriz Beatriz Batarda), uma portuguesa que serve de intermediária para contratar emigrantes portugueses, para um matadouro de perus, e para os instalar em habitações precárias e sem condições, enquanto sonha em mudar de vida e dedicar-se ao turismo para idosos.
“Great Yarmouth – Provisional Figures” conta ainda com desempenhos de Rita Cabaço, Nuno Lopes, Romeu Runa, Kris Hitchen e Peter Caulfield, entre outros. Marco Martins trabalha em cinema, audiovisual, publicidade, teatro, sendo autor de filmes como as ficções “Alice” (2005) e “Como desenhar um círculo perfeito” (2009), os documentários “Jorge Salavisa – Keep Going” (2011) e “Um corpo que dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005” (2022) e a série televisiva “Sara” (2018).
Diretor artístico do projeto Arena Ensemble, que cofundou em 2007, Marco Martins já encenou, por exemplo, a peça “Baralha”, baseada em textos de William Shakespeare e desenvolvida com a comunidade cigana, e “Estaleiros”, a partir de textos de Samuel Beckett, com a participação de trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo.