“A noite” de Saramago estreia-se em Oeiras
Escrito por TunetRádio em 11/11/2022
O primeiro texto de teatro de José Saramago, “A noite”, estreia-se terça-feira, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, assinalando o centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura 1998.
Apresentada pelo Teatro Dramax Oeiras, e com estreia na véspera do centenário de nascimento do autor, a obra reconstrói o momento vivido na redação de um jornal diário na noite de 24 para 25 de Abril de 1974.
Em “A noite”, José Saramago, que foi jornalista no Diário de Notícias e no Diário de Lisboa, recria através dos diálogos a realidade vivida nos jornais antes do 25 de Abril de 1974. O jornalismo como profissão é uma das grandes questões levantadas por José Saramago na obra.
O que se passa no jornalismo, que é uma força, como diz a certa altura na peça o diretor do jornal a que outro interroga “mas ao serviço de quem?” são também questões levantadas nesta peça de Saramago.
Num momento em que se comemora o 100.º aniversário do escritor e quando o mundo se confronta com uma “guerra onde a informação e a contra-informação são autênticas armas de arremesso”, pôr “A noite” em palco é de “uma enorme importância para todos”, refere o Dramax.
Com direção de Celso Cleto, a peça tem interpretações de Augusto Portela, Diana Marquês Guerra, Diogo Lopes, Duarte Grilo, Frederico Amaral, Helena Veloso, João de Carvalho, Nuno Janeiro, Olga Sotto e Victor Espadinha.
A peça vai estar em cena no Auditório Municipal Eunice Muñoz até 18 de dezembro, com espetáculos de quarta-feira a sábado, às 21:30, e, ao sábado e domingo, às 16:00.