Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Viagem ao Sol” recebe menção especial em Itália

Escrito por em 25/10/2022

O documentário “Viagem ao Sol”, de Susana Sousa Dias e Ansgar Schaefer, recebeu uma menção especial no festival Archivio Aperto, que terminou na segunda-feira em Bolonha, Itália, revelou a agência Portugal Film.

O filme foi apresentado em estreia em Itália neste festival, tendo recebido uma menção especial do júri, na competição internacional. “Viagem ao Sol”, que terá estreia comercial em Portugal no início de 2023, tem produção da Kintop e reúne algumas das histórias de centenas de crianças austríacas que foram enviadas para Portugal depois da II Guerra Mundial, para recuperarem de traumas da guerra.

Recorrendo apenas a imagens de arquivo e testemunhos orais, o filme é “uma reflexão sobre crianças em situação de conflito e pós-conflito, e a potência do seu olhar em revelar realidades ofuscadas pelas narrativas oficiais”, como se lê na sinopse.

Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer têm trabalhado de forma consistente na criação de documentários que partem de arquivos históricos e que abordam questões com ligação à atualidade. São exemplos disso filmes como “Fordlandia Malaise” (2019) e “Luz obscura” (2017).

No festival Archivio Aperto, além de “Viagem ao Sol”, estiveram também os filmes “O mar enrola na areia” (2019), de Catarina Mourão, e a coprodução portuguesa “Red Africa”, de Alexander Markov.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta