Canadiana Julie Neff atua em Portugal a 19 de outubro
Escrito por TunetRádio em 12/10/2022
A cantautora fala português e tem um caso de amor com Portugal há quase dez anos.
A estreia da cantautora canadiana Julie Neff em Portugal acontecerá no dia 19 de outubro, no Valsa, em Lisboa. A entrada é gratuita e o público poderá optar por uma das duas sessões de 45 minutos, a primeira às 20:00 e a segunda às 21:00.
No repertório da apresentação, que acontecerá num formato reduzido de voz e guitarra, Julie vai cantar temas dos seus dois primeiros EPs (“Catharsis” e “Over It”) e também músicas inéditas do álbum que está a preparar.
O trabalho mais recente, divulgado no início deste mês, é o vídeo musical de “A Lot Left To Learn”. Filmado em British Columbia, no Canadá, o vídeo exibe a artista num momento solitário, inspirada por uma beleza natural de encher os olhos. Sobre a mensagem da música, Julie afirma que é como uma lembrança de força, para manter o coração aquecido, apesar das dores do amor.
Sobre o que a traz para Portugal, Julie revela estar “muito feliz por fazer o primeiro contacto musical no país para poder voltar no futuro, fazer uma residência musical ou uma digressão do disco” que está a compor. A cantautora diz ainda que apresentou “concertos em vários lugares do mundo como México, Chile, Argentina, Suécia, Irlanda, além do Brasil e da terra natal Canadá”. Neste momento de criação do seu próximo trabalho, confessa-se “bastante interessada em fazer ligações musicais noutros sítios, especialmente alguns tão especiais como Portugal”.
Julie mantém uma longa relação com Portugal, que remonta ao tempo em que viveu em Vigo, na Galiza, antes de começar uma carreira musical. Aproveitava para visitar o Porto ou fazer a viagem de 15 minutos de carro até à fronteira “só para tomar o pequeno-almoço”, foi ao Nos Primavera Sound, fez o roteiro dos vulcões em São Miguel, conheceu a feira da ladra em Lisboa e os jardins de Sintra, e “não dispensou” Aveiro e Faro nos seus múltiplos passeios pelo país.
Com planos de disseminar a sua música em território nacional, Julie não esconde o amor pelo país. “Admira” a arquitetura, a arte e o desenho, “adora” os pastéis de nata, o café e o vinho e ficou “deslumbrada” com Maro na Eurovisão. “É um país que me impactou muito, e vai ser muito especial poder revisitar um lugar tão importante para mim, agora que também posso partilhar a minha arte”, disse.