FIL Guadalajara distingue Alberto Manguel
Escrito por TunetRádio em 11/10/2022
A Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, vai homenagear o editor e escritor argentino Alberto Manguel, pela “sua grande paixão pelos livros e incansável trabalho de difusão do conhecimento”.
Alberto Manguel, editor, crítico literário e escritor, receberá o prémio anual Homenagem ao Bibliófilo José Luis Martínez, num evento que decorrerá em 29 de novembro, no Auditório Juan Rulfo da FIL Guadalajara, destacou a organização do evento mexicano, em comunicado.
A organização destacou que a homenagem deve-se “à sua grande paixão pelos livros e seu incansável trabalho de difusão do conhecimento, além de sua profunda sabedoria literária”.
Para Alberto Manguel, “as bibliotecas são autobiografias” e é precisamente na sua enorme paixão pelos livros que a sua vida e obra se revelam, com títulos como Enquanto arrumo a minha biblioteca ou A biblioteca à noite que homenageiam o prazer de aventurar-se e obter entre estantes abarrotadas de livros, destacou a FIL Guadalajara na nota de imprensa.
O escritor e bibliófilo, que em setembro de 2021 assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa para doar à cidade a sua biblioteca, composta por cerca de 40 mil volumes, vai dirigir o futuro Centro de Estudos da História da Leitura, na capital portuguesa.
“A biblioteca (…) ficará dentro de uma mansão do século XIX pertencente ao Marquês de Pombal, e Alberto Manguel será o diretor desse espaço que não só acolherá investigadores, mas também será uma biblioteca de acesso livre para leitores de todas as idades”, destacou a organização.
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, Alberto Manguel tem também comissariado conferências sobre o escritor. O romancista argentino-canadiano, que também é um estudioso, viajante e bibliófilo, já recebeu prémios como o Germán Sánchez Ruipérez de melhor crítica literária, o Roger Caillois ou a Medalha de Mérito da Cidade de Buenos Aires, acrescentou a organização.
A FIL Guadalajara criou em 2001 a Homenagem ao Bibliófilo José Luis Martínez para reconhecer o amor e a paixão pelos livros de uma individualidade ao longo da sua vida.