Faixa Atual

Título

Artista

Background

Colóquio discute literatura no feminino em Lisboa

Escrito por em 11/10/2022

A vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2022, Annie Ernaux, é uma das escritoras em análise no colóquio internacional sobre mulheres, literatura e feminismo, integrado na Temporada Portugal-França, a realizar na quinta e sexta-feira, em Lisboa.

Trata-se de uma iniciativa do grupo de investigação Faces de Eva, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanadas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), que vai incidir sobre escritoras portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo e que abordará também o cinquentenário de “Novas Cartas Portuguesas”.

O colóquio realiza-se no Auditório B1 da FCSH da UNL e vai ser também transmitido por Zoom. O colóquio é acolhido pelo projeto Escritoras de língua portuguesa no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração, que, desde 2019, está a elaborar uma base de informação biográfica e bibliográfica sobre mulheres e literatura. A informação é disponibilizada ‘online’ na plataforma Mulheres e Literatura, contando já com mais de 50 entradas e 600 autoras identificadas.