MAAT celebra aniversário com programação gratuita
Escrito por TunetRádio em 03/10/2022
Uma programação com visitas guiadas, oficinas, concertos, projeções e performances compõem o programa de entrada gratuita que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, criou para celebrar o seu 6.º aniversário na quarta-feira.
O programa especial, que coincide com o feriado de 5 de outubro, entre as 10:00 e as 19:00, inclui visitas a quatro novas exposições: “Retroactivar”, “Arte Cibernética. Obras da Coleção Itaú Cultural”, “Exist/Resist – Obras de Didier Fiúza Faustino: 1995-2022”, e o Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022.
Este ano, o Teatro LU.CA, a Skoola, a Oficina do Cego, o Conservatório Nacional de Música e a Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal são alguns dos parceiros do museu que participam nesta celebração dos seus anos, com várias atividades.
Na quarta-feira, o dia de aniversário aberto ao público começa às 10:00, com uma performance intitulada “Música com Energia”, pela Academia de Música Urbana Skoola, a decorrer na Praça do Carvão, junto ao edifício da Central Tejo, e com uma oficina de postais tipográficos, pela Oficina do Cego, para público de todas as idades, nos jardins.
Na Galeria Oval, pelas 10:30, decorre o concerto “Morada”, pela CUSCA – Cultura e Comunidade, e a “Performance Impossível”, de Catarina Sobral, através do LU.CA – Teatro Luís de Camões, ocorre na Salada dos Geradores, da Central, dirigida ao público de quatro anos.
Para todas as idades, pelas 11:00, haverá uma de várias visitas orientadas do dia, esta sobre a exposição “Arte Cibernética”, e também serão projetados, até às 19:00, os filmes “Life Between Buildings. Short movies under the themes of architecture, urbanism, design”, sobre arquitetura, urbanismo e design.
A partir das 15:30, está previsto um concerto pela Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Club de Portugal e, uma hora depois, um outro concerto do Conservatório Nacional de Música. Pelas 17:30, será a vez da performance “Válvula”, de António Jorge Gonçalves, pelo LU.CA – Teatro Luís de Camões.
Inaugurado em outubro de 2016 pela Fundação EDP, o MAAT está situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, em Lisboa, e abrange uma área de 38.000 metros quadrados onde se juntam a Central Tejo – central termoelétrica construída em 1908 e reconvertida em museu – e um novo edifício desenhado pelo estúdio britânico de arquitetura AL_A – Amanda Levete Architects. Ambos os edifícios acolhem exposições e eventos programados pelo museu, e estão ligados por um jardim projetado pelo arquiteto paisagista libanês Vladimir Djurovic.