Faixa Atual

Título

Artista

Background

5.ª Drawing Room Lisboa com 23 galerias

Escrito por em 04/08/2022

A 5ª edição da Drawing Room Lisboa, a decorrer de 26 a 30 de outubro, na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, reunirá 23 galerias de arte, representando perto de 70 artistas, anunciou a organização.

Feira de arte dedicada ao desenho contemporâneo, contará, este ano, com 18 galerias portuguesas e cinco estrangeiras, selecionadas para o programa geral. Pedro Cabrita Reis, João Louro, Ana Pérez Quiroga, José Loureiro, Pedro Barateiro, Pedro Calapez, Paulo Brighenti, Ana Vidigal, Noé Sendas e Mónica de Miranda são alguns dos artistas presentes este ano nas exposições.

Também estarão representados outros artistas portugueses como Mafalda Santos, Vera Mota, Ana Jotta, Sara Bichão e Maria Ana Vasco Costa. Integradas no Programa Geral de 2022, encontram-se 18 galerias portuguesas, uma seleção da responsabilidade de Mónica Álvarez Careaga, diretora da Drawing Room Lisboa, e do comité consultivo da feira, após a análise dos projetos recebidos.

Este ano estão presentes galerias como Vera Cortês, Filomena Soares, Pedro Cera, 3+1 Arte Contemporânea, Bruno Múrias e Miguel Nabinho de Lisboa, Galeria Fernando Santos, Pedro Oliveira, KubikGallery e Presença, do Porto, e ainda Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, de Ponta Delgada, Açores.

À representação portuguesa, juntam-se ainda cinco galerias estrangeiras, como as espanholas Galería Siboney, Galería Silvestre e Martínez & Avezuela, a alemã Jahn und Jahn e a galeria Encounter Contemporary, sediada em Londres.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do seu Fundo de Aquisições de Arte Contemporânea (FAAC), vai adquirir obras de arte durante a feira, “investimento que representa um reforço no apoio à arte contemporânea”, sublinha a organização, em comunicado.

A Drawing Room Lisboa foi criada para destacar o contributo da classe artística dedicada ao desenho, com o objetivo da sua afirmação na cena da arte contemporânea, recorda. Em outubro vão ainda estar expostos os trabalhos dos 10 finalistas da segunda edição do Prémio FLAD – Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento de Desenho: António Olaio, Carla Cabanas, Cecília Costa, Maria Capelo, Noé Sendas, Paulo Lisboa, Pedro Barateiro, Pedro A.H. Paixão, Susanne S. D. Themlitz e Vera Mota.

O vencedor será conhecido no dia 29 de outubro, na Drawing Room Lisboa, e receberá um prémio monetário de 20 mil euros, numa iniciativa que visa apoiar a produção artística e inovação em Portugal, numa parceria entre a FLAD e a feira. A organização acrescenta que “em breve” vão ser ainda anunciadas as restantes secções da feira, assim como o programa paralelo.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta