Faixa Atual

Título

Artista

Background

Livro ilustrado “A Guerra” premiado na Polónia

Escrito por em 13/07/2022

O livro ilustrado “A Guerra”, de André Letria e José Jorge Letria, venceu o Grande Prémio atribuído pela Biblioteca Pública de Varsóvia, na Polónia, referente aos melhores livros publicados em 2021, revelou a editora portuguesa Pato Lógico.

O prémio é uma iniciativa do Museu do Livro Infantil, designação de um departamento daquela biblioteca pública, que anualmente premeia e recomenda obras de literatura polaca e estrangeiras.
“A Guerra”, publicado pela editora polaca Wydawnictwo Dwie Siostry, soma vários prémios internacionais desde que saiu em 2018, pela Pato Lógico.

Tal como o título explicita, este é um livro ilustrado sobre guerras e conflitos, sobre poder, prepotência e morte, com uma narrativa visual e outra textual que se entrecruzam e dialogam ao longo das páginas.

“É o dualismo que me interessa num livro ilustrado, é criar um objeto e que conte uma história. Aqui neste há uma interpretação da essência da guerra, como uma doença que se transforma e adapta, que está atenta às fragilidades do hospedeiro e se instala de uma maneira insidiosa”, explicou o autor e ilustrador André Letria à Lusa, quando o livro foi editado.

O ilustrador recorre visualmente a elementos que ajudam a personificar uma ideia de conflito, sem rostos, sem tempo e sem local: Há bombas, tanques e aviões de guerra, mas também um líder que destrói livros, uma floresta dizimada, uma cidade destruída, tudo retratado em tons escuros, castanhos e cinzentos.

“A Guerra” volta a juntar José Jorge Letria e André Letria – pai e filho – em torno do livro ilustrado, numa colaboração criativa que dura há mais de 20 anos e que ficou fixada em obras como “Lendas do mar” (1998), “Versos de fazer ó-ó” (1999), “Os animais fantásticos” (2004), “Domingo vamos à Luz”(2010) ou o mais recente “Se eu fosse um livro” (2011).

Com esta obra, traduzida para várias línguas, André Letria foi distinguido em 2019 na Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia e na Bienal de Ilustração de Guimarães, venceu o Junceda Internacional e o Prémio Nacional de Ilustração. O livro também foi premiado nos Estados Unidos e na Coreia do Sul e está recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta