Faixa Atual

Título

Artista

Background

Jéssica Pina na abertura do Matosinhos em Jazz

Escrito por em 06/07/2022

Os concertos da edição de 2022 do Matosinhos em Jazz arrancam este sábado (9 de julho, 18:00) com o espetáculo da trompetista e vocalista Jéssica Pina, no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos.

É no mesmo jardim que se encontra patente desde 1 de julho a exposição que recria capas icónicas de álbuns de jazz. Os convidados para esta edição são André Tentugal, Clara Não, Joana Linda, João Fazenda e Vasco Gargalo, que recriam obras de Charles Mingus, Nina Simone, Ornette Coleman, Sonny Rollins, e Chet Baker.

“Vento Novo” de Jéssica Pina constitui o título do EP lançado em 2021 (via Arraial) e que tem conquistado palcos por todo o país, como singles como “Romeu”, “Drama Queen” e o tema-título “Vento Novo”. No dia seguinte (10 de julho, 18h) é a vez de Mimi Froes apresentar o EP “E a cantar”, também editado em 2021.

A expectativa para 16 de julho (18h) é muita para receber um dos mais prestigiados representantes do novo jazz londrino, Alfa Mist. “A caminho de consolidar o seu lugar entre uma crescente coleção de discos essenciais de jazz da ultima geração vinda do Reino Unido”, como escreveu a publicação Crack sobre o último álbum de Alfa Mist, intitulado “Bring Backs”. Para o dia seguinte (17, 18h) é aguardada a saxofonista londrina de ascendência nigeriana, Camilla George, que vem acompanhada da sua banda habitual.

Para o fim de semana seguinte, o arranque é feito com Raquel Martins (dia 23, 18h), oriunda do Porto e a residir atualmente em Londres, tem-se destacado nos meandros da nova cena jazz da capital britânica e as expectativas são muitas para a atuação em banda da guitarrista e vocalista. A nova coqueluche dos teclados jazzy de Londres, Ashley Henry, tem concerto marcado para o dia 24 (18h). Há mesmo muito para ver com a excelência deste jovem artista num concerto de mais de uma hora que promete ficar na história do festival.

Os dois últimos espetaculos da edição de 2022 do Matosinhos em Jazz tem inicio previsto para as 22h. de Rebecca Martin & Orquestra Jazz de Matosinhos (29 de julho) e GNR & Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (30 de julho,) marcam o encerramento do regresso de um festival vital na visível crescimento do jazz em Portugal. Todos os espectáculos são de entrada livre.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta