Faixa Atual

Título

Artista

Background

Portugal leva 12 autores a Feira do Livro de Lima

Escrito por em 30/06/2022

Os autores José Luís Peixoto, Ana Filomena Amaral, Adélia Carvalho e André Letria integram a representação portuguesa na 6.ª Feira Internacional do Livro de Lima, que começa em 22 de julho e terá Portugal como país convidado.

Portugal é o “convidado de honra” desta edição da Feira Internacional do Livro de Lima (FIL-Lima) que vai contar com mais de 140 pavilhões e apresenta uma programação que ultrapassa as 600 atividades, segundo comunicado da organização.

Apresentações de livros, palestras, mesas redondas, recitais e concertos ao final do dia, nomeadamente de música portuguesa, mexicana e brasileira, preenchem os 17 dias de feira, que termina a 07 de agosto.

A FIL-Lima terá lugar no Parque Próceres de la Independencia de Jesús María, na capital peruana, onde Portugal terá um pavilhão especial, segundo comunicado da organização. A participação portuguesa está articulada com a embaixada de Portugal em Lima e conta com 12 convidados, entre os quais José Luís Peixoto, apontado pela organização, a Câmara Peruana do Livro, como “grande representante da literatura portuguesa contemporânea”.

A comitiva portuguesa conta ainda com os autores Afonso Cruz, Adélia Carvalho e Ana Filomena Amaral. A autora de “O Caçador de Desertos” e de “Avintes, na margem esquerda do Douro” vai a Lima “falar sobre História na Literatura e como narrar certos acontecimentos”.

O ilustrador André Letria, fundador da editora Pato Lógico, é outro convidado nacional, assim como Carla Maia de Almeida, tradutora e jornalista da revista Ler, e o romancista e contador de histórias infantis David Machado, vencedor do Prémio da União Europeia de Literatura, em 2015.

Por Portugal participam ainda Fernando Évora, autor de contos, ficções e romances históricos, Jerónimo Pizarro, investigador, crítico, editor e professor colombiano especializado em literatura de expressão portuguesa, especialmente no poeta Fernando Pessoa.

O programa dedicado a Portugal inclui também a presença de Luís Novais, professor, escritor, ensaísta e investigador das relações interculturais e da história cultural, que dirige a Cátedra de História da Cultura Portuguesa da Universidade Nacional Sénior de S. Marcos, no Peru, onde vive desde 2012.

A delegação lusa fica completa com a investigadora Margarida Vale de Gato, também tradutora para português de autores como Dickens, Poe, Twain e Jack Kerouac, entre outros, e da poetisa e ensaísta luso-colombiana Lauren Mendinueta, que a partir de Lisboa tem desenvolvido um trabalho de divulgação da poesia latino-americana, assim como a tradução para o espanhol, de autores portugueses.

A Câmara Peruana do Livro salienta os números do certame: mais de 600 atividades, 204 destinadas a crianças e jovens, a participação de 50 convidados internacionais, entre eles mais de 10 portugueses, 17 espetáculos de música, dança e teatro, mais de 30 eventos no âmbito das Ciências, e a participação de nove embaixadas, nomeadamente a de Portugal.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta