Festival Portas do Sol no centro histórico da Covilhã
Escrito por TunetRádio em 24/06/2022
A Covilhã vai receber, entre 30 de junho e 2 de julho, a terceira edição do Festival Portas do Sol, que leva as artes até à zona histórica daquela cidade do distrito de Castelo Branco.
A iniciativa é organizada pela ASTA – Teatro e outras Artes e nasceu para dar uma nova vida à zona histórica da cidade, contando com uma programação diversificada que vai desde a música, ao teatro, à dança aérea e novo circo para todas as idades.
“O Portas do Sol já aqui está, um espaço aberto e livre, onde todos estão convidados a entrar, onde todos são bem-vindos. Aqui as portas não se fecham, porque a cultura e as artes não têm barreiras, pelo contrário, quebram-nas”, acrescenta a ASTA.
A organização salienta ainda o sucesso das duas primeiras edições, que, apesar de terem decorrido em tempo de pandemia, superaram as expectativas e que permitiram aos participantes olhar de outra forma para o centro histórico.
“Estão lançadas as sementes para o futuro das artes de rua na cidade e com elas promover a discussão em torno da defesa do espaço público e recuperação do património urbano degradado, colocando-o ao serviço da população”, aponta a organização.
A ASTA frisa ainda que, “uma vez mais, procura trazer diferentes manifestações artísticas ao encontro dos públicos, e simultaneamente favorecer a afirmação das artes de rua como uma tendência ‘democratizante’ e emancipadora, capaz de gerar uma atitude criativa, inovadora e reivindicativa”.
A programação arranca no dia 30 com a instalação QR CODE, da Terceira Pessoa, que será inaugurada às 18:00, na Casa dos Magistrados – Galeria Professor António Lopes. Às 19:00, é apresentado, na Igreja de Santa Maria, um recital de música barroca com Ana Raquel Pinheiro, Marcos Magalhães e Raquel Cravino.
A Praça do Município recebe, às 21:00, o espetáculo de circo contemporâneo “Raiz”, pelo Circo Caótico. Ainda no dia 30 de junho, às 22:30, o Miradouro das Portas do Sol, será palco do espetáculo de música “Dois, Pois”, por d’Orfeu.
No dia 01 de julho, às 19:00, o Miradouro das Portas do Sol recebe o espetáculo de música “Zuhk”, por Henrique Vilão. “Passadeira Vermelha”, por BAAL 17, é a peça de teatro que sobe ao palco atrás da Câmara Municipal da Covilhã, às 21:00.
Às 22:30 será apresentado o espetáculo de dança vertical “Sacred”, por La Glo Circo, junto à Igreja de Santa Maria. Os Made of Bones atuam às 23:30 no Miradouro das Portas do Sol. No dia 02 de julho, às 18:00, a pianista franco brasileira Fernanda Canaud apresenta-se na Casa dos Magistrados.
No mesmo dia, às 19:00, a Praça do Município será palco do espetáculo de circo contemporâneo “fuera de stock”, seguindo-se às 22:00, no mesmo local, o espetáculo “Marielas” da companhia Marioli.
Tiago Nacarato é nome escolhido para fechar o festival, com uma atuação marcada para as 23:00 no Largo da Rua António Augusto Aguiar. A informação detalhada sobre os espetáculos pode ser consultada na página da internet com o endereço “https://festivalportasdosol.pt/”.