Faixa Atual

Título

Artista

Background

Museu de Palmela distinguido no prémio internacional Cultura 21

Escrito por em 23/06/2022

O Museu Municipal de Palmela foi distinguido na 5.ª edição do prémio Cultura 21, pela Organização Mundial de Cidades de Governos Locais Unidos, que visa reconhecer as cidades com as melhores práticas mundiais na promoção dos direitos culturais.

Segundo a autarquia, o museu candidatou-se com o projeto “‘No meu tempo…’ – visitas orientadas por Ferroviários”, tendo sido distinguido entre os melhores na categoria de Inovação.

Nesta categoria foi também a única instituição da Península Ibérica a ser reconhecida, adianta a Câmara Municipal de Palmela, numa nota de imprensa. No ‘site’ da organização, o projeto de Palmela aparece entre 41 distinguidos em todo o mundo, apresentados por cidades como Adelaide e Melbourne, na Austrália, Xi’An, na China, e por capitais como Buenos Aires, Dublin, Londres, Ljubljana e Roma.

As visitas orientadas “No meu tempo…”, iniciadas em 2021, visam divulgar o Museu – A Estação e o Património Ferroviário, através de visitas realizadas por antigos ferroviários. O convite aos antigos trabalhadores para que tenham uma participação ativa na vida do Museu, explica a autarquia, tem como principais objetivos valorizar as memórias e histórias de vida, perpetuando-as; promover o envelhecimento ativo, promover a intergeracionalidade e estimular o sentido de pertença na comunidade.

Durante a pandemia o projeto permitiu também combater o isolamento. Além das visitas mensais, está também prevista a realização de uma exposição e a edição de uma publicação em 2023.
O Prémio Internacional CGLU – Cidade do México – Cultura 21 visa reconhecer cidades e líderes que se distinguiram na sua contribuição para a cultura como uma dimensão chave em cidades sustentáveis.

Em 2021-2022, o objetivo da 5.ª edição foi reconhecer as melhores práticas sobre a promoção dos direitos culturais, no contexto da crise da covid-19, ou que tenham promovido a cultura como parte importante do sistema de cuidados locais.

As candidaturas para a categoria “Cidades / Governos Locais ou Regionais” decorreram de 15 de fevereiro a 22 de abril, e foram recebidas 101 propostas de cidades e locais ou governos regionais de todos os continentes. A cerimónia de entrega dos prémios, nas várias categorias, será realizada na Cidade do México, no final de setembro.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta