Faixa Atual

Título

Artista

Background

Viola de O Gajo e cante feminino no Encontro de Culturas

Escrito por em 14/06/2022

A colaboração entre a viola campaniça de O Gajo e o grupo de cante alentejano As Papoilas do Enxoé é apresentada esta quarta-feira, em Vale de Vargo, no concelho de Serpa (Beja), integrada no Encontro de Culturas.

O espetáculo, de apresentação única, tem início às 19:30, no âmbito da programação da XIX edição do Encontro de Culturas, que está a decorrer no concelho de Serpa, revelou a assessoria de imprensa de João Morais (O Gajo).

Trata-se do culminar de um trabalho desenvolvido a partir do início da pandemia de covid-19 entre O Gajo e o grupo feminino de cante alentejano As Papoilas do Enxoé, de Vale de Vargo.

“Quando todos os ranchos paravam e se desmobilizavam, era importante não baixar os braços e criar formas de manter a atividade e a criatividade”, pelo que João Morais, quando desafiado para esta colaboração, considerou que “não avançar não era uma hipótese”.

Iniciado em 2016, o projeto O Gajo tem “a viola campaniça como protagonista”, numa “abordagem musical ao instrumento e respetivas potencialidades essencialmente contemporânea e urbana”.

Já As Papoilas do Enxoé, atualmente com 18 elementos, “têm 17 anos de existência na recolha e preservação do cante alentejano”, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 2014.

Estes “dois universos uniram-se em Serpa”, originando “um resultado único de sonoridades entre o popular e a modernidade”, segundo a assessoria de João Morais, que considerou que este foi “um grande desafio”.

“Nunca quis comprometer o formato de um cantar ancestral ou de alguma forma distorcer a sua essência. Queria que se sentisse a presença da minha abordagem mais atual e que isso pudesse enaltecer as vozes”, frisou O Gajo, citado no comunicado.

Ainda segundo o músico, este foi um trabalho “feito com pinças e, acima de tudo, com muito respeito pelo património imaterial que é o cante alentejano”. O projeto contou ainda com a colaboração dos músicos Carlos Barretto (contrabaixo) e José Salgueiro (percussão), que trabalharam na gravação de um disco do projeto nas sessões de estúdio no Musibéria, em Serpa.

Na quarta-feira, os dois músicos também irão subir ao palco para a apresentação única do projeto, em Vale de Vargo. A XIX edição do Encontro de Culturas, em Serpa, promovido pela câmara municipal, arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo, com diversos concertos e oficinas, disse a organização, em comunicado.

Cristina Branco (também na quarta-feira), Couple Coffee, Fogo Fogo, Duarte, Eskorzo, Maria João – OGRE electric, Arnaldo Antunes com Vitor Araújo, Buika e João Frade com Roberto Mendes são outros dos artistas que ainda estão previstos atuar, até domingo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta